Cecan

27 empresas solicitam palestras gratuitas ao CECAN

Organizações das cidades de Piracicaba, Sumaré, Americana, Cerquilho, Tietê, Rio das Pedras e Diadema levarão mensagens preventivas a seus funcionários

O CECAN registra cerca de 1.200 novos casos de câncer a cada ano

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba encerrou o período de inscrição com um total de 27 solicitações de empresas de Piracicaba e região para palestras a serem ministradas gratuitamente aos funcionários dessas organizações por médicos oncologistas.

As palestras poderão ser presenciais, realizadas dentro da empresa mediante protocolos de segurança; ou virtuais, com retransmissão aos funcionários, para abordagens específicas ao Outubro Rosa e Novembro Azul em empresas das cidades de Piracicaba, Sumaré, Americana, Cerquilho, Tietê, Rio das Pedras e Diadema, na grande São Paulo.

“Abrimos um formulário nas redes sociais e as empresas interessadas puderam escolher o tema, dentre as diversas abordagens que podem ser feitas com relação à prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata”, explicou a psicóloga Pedrilha de Goes Baggi, uma das coordenadoras da iniciativa ao lado da funcionária Janice Barboza.

Elas lembram que, durante os meses de outubro e novembro, em que se intensificam as campanhas de prevenção aos dois tipos de cânceres mais incidentes no mundo, o CECAN fortalece a prática preventiva levando palestras gratuitas a empresas

A iniciativa integra o projeto Quem Procura Cura e as palestras serão ministradas pelos médicos oncologistas Fernando Medina, André Moraes e Talita Coelho Paiva, do CECAN, para disponibilizar informações sobre essas doenças, esclarecer como se prevenir, apontar incidências, sintomas, fatores de risco e tratamento, fortalecendo o processo de prevenção que se intensifica com o conhecimento.

“Este tipo de atividade permite ao CECAN sair do limite físico da Clínica e impactar um número muito maior de pessoas com o discurso da prevenção, que salva vidas e estimula a descoberta de tumores em estágios iniciais ampliando as chances de cura”, disse Medina.

Para isso, o CECAN mantém também o programa Sábado Sem Câncer, que já atendeu mais de 20 mil pessoas nos últimos 20 anos por meio de exames gratuitos para prevenção e detecção de diversos tipos de cânceres.

“O principal objetivo é mostrar que, por meio de exames simples e fáceis, é possível prevenir e tratar o câncer, que se configura em grave problema de saúde pública no mundo”, lembrou o oncologista. Segundo ele, O CECAN registra cerca de 1.200 novos casos de câncer a cada ano, e o Brasil, 625 mil novos casos da doença todos os anos.