Cecan

Autoridades prestigiam abertura do Outubro Rosa no CECAN

Entidades de classe, órgãos não governamentais, poder público e autoridades atenderam a mais um convite do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba e acolheram o discurso da prevenção, prestigiando a solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa na noite do último doía 1º de outubro.

Ao lado do provedor João Orlando Pavão, os oncologistas Fernando Medina, Mary da Silva Thereza e André Moraes, diretores do CECAN, receberam o deputado estadual Alex de Madureira; o prefeito de Piracicaba Luciano Almeida e a primeira dama Andréia Almeida; o vereador Pedro Kawai;  o secretário municipal de saúde, Filemon Silvano; o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Moisés Taglieta; a diretora da DRS-10, Regiane Portes Mendes; Rodrigo Souto de Carvalho, do CREMESP; Elaine Zanatta, articuladora da Saúde da Mulher; a coordenadora do Samu, Flávia de Sá Molina; Milton Costa, do Conselho Municipal de Saúde;  Manoel Furlan, da Capelania Evangélica; Odair Demarchi, da APAP; e o gerente comercial da Gazeta de Piracicaba, Wilson Tietz, ao lado da colunista social Paula Viana e do fotógrafo Matheus Medeiros.

Também marcaram presença as funcionárias André Klefenz, Pedrilha de Goes Baggi e Janice Barboza, organizadoras do evento; e os médicos Karina Ishikawa; Caio Jorge, Ana Lúcia Lestner, Kátia Loureiro, Antonio Carlos Zuliani e Tania Navarro. Tudo registrado pelos cliques da fotógrafa Mara Santos

Em suas falas as autoridades presentes reconheceram a atuação do CECAN, bem como o impacto positivo dos programas e campanhas preventivos que a Unidade desenvolve com vistas à conscientização para prevenção dos mais diversos tipos de cânceres, a exemplo do câncer de mama.

“Por ser o tumor mais recorrente em mulheres, o câncer de mama precisa ser desmistificado, pois o câncer pode ser prevenido, tratado e curado se a população ficar atenta aos exames de rotina e a uma vida mais regrada, com menos bebida e cigarro e mais alimentação saudável e exercícios físicos”, disse o oncologista Fernando Medina.

Ele Lembra que, durante todo o mês de outubro, o CECAN disponibilizará palestras a seus pacientes sobre como prevenir, tratar e superar o câncer de mama, com equipe multiprofissional para abordar todos os aspectos do câncer.

Além da abertura do evento no dia 1º e da palestra no último dia 05, com o médico geneticista Pablo de Nicola, que falou sobre o “Câncer de Mama: Aspectos Genéticos e Familiares”, a programação prossegue no dia  13, com a micropigmentadora Ana Savoy e equipe para micropigmentação de sobrancelhas e aréolas para pacientes portadoras de câncer de mama.

Dia 19, a fisioterapeuta Cíntia Siscotto Rasera abordará o processo de “Reabilitação fisioterapêutica no pós-operatório de mulheres com câncer de mama”.  No dia 25, o médico especialista em radioterapia Caio Jorge falará sobre  “Radioterapia em câncer de mama” e no dia,28, finalizando a programação palestra com a nutricionista e educadora física Maiara Souza para falar sobre  a “Alimentação no tratamento oncológico: mitos e verdades”.

“Além disso, estamos levando palestras gratuitas a 27 empresas de Piracicaba e região”, disse Medina ressaltando a importância do programa ‘Quem Procura, Cura”, que deixa as dependências do CECAN e vai para as organizações estimular a reflexão do trabalhador sobre a importância e necessidade da prevenção. “Precisamos nos olhar, nos cuidar”, alertou o médico.

Matéria publicada no jornal Gazeta de Piracicaba em 06/10/2021
JPA081021-008P - OK_1
Matéria publicada no Jornal de Piracicaba em 08/10/2021