Prevenção. Este foi o principal recado deixado pelo médico oncogeneticista Pablo De Nicola, dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa estabelecida pelo CECAN para reforçar a importância do diagnóstico precoce na prevenção, tratamento e cura do câncer de mama.
Na manhã do último dia 05, ele falou a pacientes sobre os aspectos genéticos e familiares da doença alertando para a prevenção primária da doença, por meio de uma boa alimentação, manutenção de atividade física regular, controle do tabaco e do álcool e não exposição da pele a raios solares nocivos.
Segundo Nicola, os mesmos hábitos preventivos que protegem contra o câncer, protegem também contra doenças cardiovasculares, a exemplo do infarto e do; e contra as doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. “Alguns estudos mostram que, ao adotarmos esses hábitos saudáveis de vida, é possível reduzir em até 50% o risco de doenças”, frisou.
Ele falou também sobre a prevenção secundária, feita através de exames anuais com objetivo de rastrear o câncer nos órgãos alvos que, na mulher, neste mês de outubro, é a mama. “Toda mulher a partir 50 anos idade deve fazer seus exames preventivos de mama como a mamografia a cada dois anos até os 69 anos”, lembrou.
O oncologista alertou também os tumores de mama causados por alterações genéticas. Conhecidos como hereditários, eles representam cerca de 10% dos casos.