Cecan

Ana Savoy leva micropigmentação a pacientes do CECAN

Técnica reconstruiu aréolas e sobrancelhas, proporcionando maior autoestima à mulher

Ao lado de Ana Savoy, paciente observa o resultado da micropigmentação

O CECAN- Centro do Câncer da Santa de Piracicaba promoveu uma manhã diferente para as pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Dentro da proposta da Campanha Outubro Rosa, elas foram recepcionadas pela equipe de Ana Savoy nesta última quarta-feira, 13, para sessões de micropigmentação da aréola do seio e sobrancelhas.

“Trata-se de um procedimento que reconstrói a região dos mamilos, ajudando a disfarçar as cicatrizes, de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural”, explicou Ana, lembrando que a técnica também foi utilizada para realçar as sobrancelhas das pacientes. “Atendemos cerca de 50 pacientes, no total”, disse Ana, que atuou ao lado de outras 15 micropigmentadoras nesta ação voluntária.

Segundo Ana, a reconstrução de aréola da mama é um trabalho delicado, que está além da estética e da beleza pois é o tipo de procedimento que toca no coração da paciente, concedendo-lhe muitas vezes um novo significado à vida. “O resultado da reconstrução de aréola por meio da micropigmentação é extremamente realista”, considerou.

A psicóloga Pedrilha Goes, uma das organizadoras das ações, revela que o impacto psicológico para a mulher muitas vezes é grande quando ela perde parte dos seios, cabelos e sobrancelhas. “Estamos falando de aspectos relacionados à feminilidade e sexualidade da mulher, de forma que ajudá-la a resgatar essa segurança faz, de fato, toda diferença na vida da mulher”, considerou ao agradecer Ana Savoy e equipe, voluntárias em várias ações no CECAN.

Para ilustrar a importância do evento, o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, lembra que infelizmente o câncer de mama seguirá liderando as estatísticas de câncer em mulheres, com mais de 66 mil novos casos e 18 mil óbitos só este ano no Brasil. “De todos os cânceres que acometem a mulher, o de mama é o mais frequente, representando 30% das ocorrências”, disse o oncologista.

Segundo ele, ações como as de Ana Savoy, ajudam a romper barreiras, desmistificar o câncer e lembrar que a doença tem cura.  

 

Matéria publica no jornal Gazeta de Piracicaba em 17 de outubro de 2021