Em continuidade às ações organizadas para reforçar o recado da prevenção proposto pelo Outubro Rosa, pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba puderam conhecer mais sobre o processo de “Radioterapia em câncer de mama”.
O tema foi apresentado pelo médico Caio M Jorge, especialista em Radioterapia, que aproveitou a oportunidade para desmistificar algumas situações vivenciadas na rotina da assistência, quando o paciente expõe dúvidas e receios.
“Explicamos como é o funcionamento e o desenho da máquina de radioterapia; apresentamos as etapas e os procedimentos até início do tratamento; falamos sobre possíveis efeitos colaterais, toxidade e sobre os exames necessários para começar o tratamento ”, disse o médico.
Ele conta que também ajudou a quebrar alguns mitos, como a queda de cabelos associada à radioterapia. “Isso não procede; sessões de radioterapia não provocam queda de cabelo”, afirmou.
O médico esclareceu também que a radioterapia no câncer de mama, por ser distante da cavidade oral da boca, não atrapalha o manejo dentário como extrações ou outros procedimentos odontológicos.
Ele finalizou, lembrando que a radioterapia é um tratamento local e que a radiação não fica no corpo. “A máquina entrega o feixe de radiação ao paciente e o que fica são os efeitos das células sofridos pela presença da radiação naquele momento”, explicou.
Para Caio Jorge, foi importante poder informar e tranquilizar o paciente em relação ao procedimento e revelar a importância dele na vida de todos os que dependem da radioterapia para tratar o câncer.