Cecan

Palestra expõe mitos e verdades sobre nutrição e câncer

O portador de câncer pode comer carne e carboidrato, pode usar o micro-ondas e não deve acreditar em alimentos milagrosos

A nutricionista Maiara Souza: “O que temos de recomendação é a manutenção de uma dieta saudável”

A nutricionista e educadora física Maiara Souza, pós-graduada em nutrição vegetariana, aproveitou o interesse demonstrado pelos pacientes que acompanharam sua palestra na manhã do último dia 28, no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, para ampliar o bate-papo sobre “Alimentação no tratamento oncológico: mitos e verdades”.

Ela revela que é muito comum ao portador de câncer, assim como a seus amigos e familiares, enfrentar muitas dúvidas no dia-a-dia com relação à alimentação do paciente e garantiu que as mais frequentes são mitos.

“É grande o número de pessoas que acham que o paciente com câncer não pode comer carbohidrato; mas isso não procede”, afirmou.

Ela lembrou que os carboidratos são importantes para manter a energia necessária, inclusive, ao tratamento e que a recomendação é que eles sejam de fontes naturais, provenientes de frutas, legumes e verduras de boa procedência; e não de alimentos utraprocessados, como biscoito, bebidas açucaradas e salgadinhos, entre diversos outros produtos que a gente pega em prateleiras de supermercados e desembala.

A nutricionista falou também sobre outro mito, segundo o qual o portador de câncer deve excluir a proteína de seu prato e não comer uma série de alimentos. “Nós precisamos da carne e precisamos balancear sempre a qualidade e a quantidade ingerida”, explicou Maiara, apontando ainda outras fontes de proteínas, como os feijões e leguminosos como a ervilha, lentilha e grão de bico.

Outro mito caiu por terra refere-se ao uso de micro-ondas. “Não, o micro-ondas não transfere radiação para os alimentos; eles são protegidos para que isso não aconteça”, tranquilizou a nutricionista.

Segundo ela, muitos alimentos considerados milagrosos também não funcionam. “Infelizmente até hoje, o que temos de recomendação é que o portador de câncer tenha uma alimentação saudável e variada, e centrada em um prato específico. “Pratos coloridos, com muitos legumes, verduras e grãos integrais, além da ingesta regular e abundante de água, são sempre as melhores opções”, considerou.