Cecan

Evinha do Forró abre Novembro Azul no CECAN

Depois de vencer um câncer de mama, ela participou do The Voice Brasil e vai usar a música para estimular a prevenção junto a pacientes em tratamento

evinha

Mais conhecida como Evinha do Forró, Eva Leoni é natural de Piracicaba (SP) e, depois de ter  a voz aprovada nas Audições às Cegas do The Voice +, vai se apresentar no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba na manhã do próximo dia 05 de novembro, durante a abertura das atividades alusivas ao Novembro Azul e à prevenção do câncer de próstata.

O evento será aberto com palestra proferida a partir das 8h pelo médico oncologista André Augusto de Moraes, que alerta: ‘’Homem, agora é sua vez!”. Segundo ele, mais uma vez, a orientação é para que os pacientes mantenham o foco na prevenção.

Segundo André Moraes, abrir o evento com a presença de Evinha do Forró concede outro perfil à abordagem do câncer. “As pessoas precisam entender que o câncer tem cura, sobretudo quando detectado em estágio inicial, e vibrar com as coisas positivas que a vida traz de forma a compensar o estressa provocado pela doença”, disse o oncologista ao citar o exemplo de Evinha. “Ela enfrentou o câncer e hoje canta, dança e leva alegria por onde passa”, observou.

Evinha do Forró, 61, conta que tem muito o que comemorar depois de vencer um câncer descoberto em 2018 e, em 2021, realizar o sonho de cantar profissionalmente. Ela revela que o nome artístico foi carinhosamente sugerido por Dominguinhos. “Fui dar uma ‘canja’ com ele, e ele falou: Evinha do Forró. Gostei e ficou”, recorda.

O amor pela música vem da infância. “Minha mãe cantava no circo da minha cidade, meu tio e meu irmão são músicos. Papai também gostava muito do baião. Então, desde criança, ouço muita música, cresci em um ambiente musical”, disse.

 Programação:

Ao falar da programação do Novembro Azul no CECAN, o oncologista André Moraes  ressaltou que o câncer de próstata provoca, anualmente, a morte de mais de 13 mil brasileiros, sendo considerado o “câncer da terceira idade” por sua prevalência nos indivíduos mais idosos, já que  três quartos dos casos registrados no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.

Ele lembra que, em sequência à programação, o psicólogo clínico especializado em saúde mental Julio Fonseca falará sobre  “Aspectos Psicológicos do homem portador de câncer de próstata” a partir das 9 horas do dia 12; em seguida, depoimento do paciente  Daltro Souza Silva. Dia 25, às 8h30, tem palestra com a nutricionista e educadora Física Maiara Souza, que falará sobre  “Vida Saudável – Nutrição e Atividade Física”. Encerrando, no dia 30, a partir das 9h, palestra com o Médico Urologista Annuar Chaguri  e considerações finais com o médico oncologista Fernando Medina.