Cecan

Nutricionista fala a pacientes sobre alimentação e atividade física

Associados, eles melhoram o sono, a qualidade de vida em geral e a melhor disposição do paciente em fazer as suas atividades diárias

A nutricionista e educadora física Maiara Souza reforçou aspectos que promovem a qualidade de vida do paciente oncológico

Dentro do Novembro Azul, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba convidou a nutricionista e educadora física, Maiara Souza, para falar a pacientes da Unidade na manhã desta quinta-feira, 25, sobre nutrição e atividade física.

“São dois fatores importantíssimos na prevenção do câncer e na recuperação do paciente oncológico”, disse Maiara, que abordou os cuidados com a alimentação falando sobre o que se deve ingerir ou não e sobre o equívoco que muita comete de excluir alguns alimentos durante o tratamento. Segundo ela, é necessário ingerir carboidratos, proteínas, vegetais e frutas para manter uma ótima alimentação de forma que o tratamento apresente melhor resultado.

“A boa alimentação, associada à atividade física, também evita a fadiga intensa e traz inúmeros benefícios promovendo a melhora do sono, a qualidade de vida em geral e a melhor disposição do paciente em fazer as suas atividades diárias”, disse, recomendando a ‘receita’ não apenas ao paciente, mas também para os que o rodeiam.

Ela lembra que, mesmo com limitações e com a capacidade inferior a que se tinha antes da doença, é muito importante que se mantenha a atividade física como meio para melhorar a qualidade de vida. “O médico vai te liberar ou não para essa atividade, qual atividade você deve fazer, o que você pode fazer?”, questionou a nutricionista. Segundo ela, essa é uma conversa importante que o paciente deve ter com o seu médico.

Para mostrar a facilidade e importância de se praticar alguns exercícios regulares que podem ser feitos em casa, a educadora física promoveu uma pequena sessão com alguns movimentos que foram executados pelos pacientes. “Foi um momento muito positivo e repleto de interação”, disse.