Cecan

Urologista encerra Novembro Azul no CECAN

Programa buscar alertar pacientes e população quanto à importância da prevenção no controle do câncer

Chaguri reforçou o discurso preventivo e lembrou o homem dos exames anuais da próstata

O médico urologista Annuar Chaguri encerrou o programa Novembro Azul do CECAN- Centro do Câncer da Mensagens falando a pacientes e familiares acompanhantes sobre “Prevenção ao Câncer de Próstata”.

Segundo ele, a primeira coisa a ser compreendida e que este tumor é muito prevalente, apresentando-se como o segundo mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de pele. “Com isso obviamente, os índices de morte também bastante altos”, considerou.

Ele lembra que, com relação a este tipo de tumor, a prevenção se baseia em duas medidas de rastreio importantíssimas, que são o exame de sangue PSA e o toque retal, ou seja, da próstata. “Não se pode esquecer que o câncer de próstata não manifesta sintomas e que, geralmente, quando eles aparecem, estão relacionados à fase mais avançada da doença, quando é comum perder a capacidade de estabelecer um tratamento que cure o paciente da doença”, disse.

Por isso, segundo ele, o PSA e o toque traz a possibilidade de diagnosticar a doença em estágio mais precoce e instituir tratamento com cura ou altos índices de cura.

Chaguri informa ainda que algumas populações têm risco aumentado para desenvolver o câncer de próstata e, por isso, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, todo homem deve fazer o exame da próstata anual a partir dos 50 anos para rastreio. “Aqueles que têm casos da doença na família e pessoas da raça negra, que apresentam maiores riscos para o câncer de próstata, devem fazer o exame a partir dos 45 anos”, ponderou.