Cecan

CECAN é homenageado por micropigmentação em pacientes com câncer

Moção de Aplausos de autoria do vereador Pedro Kawai foi entregue na manhã desta terça-feira (14)

O projeto que presenteou pacientes do CECAN (Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba) com micropigmentação da auréola do seio e de sobrancelhas motivou o vereador Pedro Kawai (PSDB) a entregar moção de aplausos à unidade oncológica e à micropigmentadora voluntária Ana Savoy e sua equipe na manhã desta terça-feira, 14, em reconhecimento pela iniciativa.

O médico oncologista Fernando Medina recebeu a homenagem em nome do CECAN e a gestora administrativa Andreia Klefenz, em nome da equipe de Ana Savoy.

De acordo com o texto da moção 230/2021, pacientes em tratamento de câncer de mama no CECAN se emocionaram ao ser presenteadas com as sessões de micropigmentação, realizadas pela equipe de Ana Savoy e mais15 micropimentadoras durante as atividades desenvolvidas no Outubro Rosa. 

 

“Esse trabalho é fundamental para as mulheres que foram submetidas à mastectomia, com reconstrução mamária ou qualquer outro tipo de cirurgia que elimina o mamilo e o procedimento realizado pela equipe de Ana Savoy aumenta significativamente a autoestima das mulheres com câncer de mama”, disse Fernando Medina.

Ele conta que o procedimento reconstrói a região dos mamilos e ajuda a disfarçar as cicatrizes de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural. O atendimento foi realizado em cerca de 50 mulheres e a técnica também foi utilizada para realçar as sobrancelhas das pacientes.

“O projeto consiste em cuidar dessas pacientes, dar assistência, não somente na questão do tratar a doença em si, com a cirurgia, com a quimioterapia, a radioterapia; mas enxergar essa paciente como um todo”, explica a gestora Andreia Klefenz, para quem o procedimento permite resgatar a autoestima da mulher que passou pela cirurgia.

De acordo com o vereador Pedro Kawai, autor da homenagem, é necessário considerar aspectos estéticos para promoção da autoestima das pacientes. “É uma grande satisfação poder reconhecer publicamente o comprometimento e a dedicação tanto do CECAN quanto da Ana; mas ressalto sobretudo o carinho e o amor com que se dedicam a essas pacientes”, disse.

Andreia Klefenz comenta que o projeto também auxilia na questão socioeconômica, uma vez que todas as etapas do procedimento são gratuitas. “Essa paciente tem a reconstrução primária e a manutenção, então ela sempre será assistida e acompanhada”, ressaltou.