Cecan

Páscoa - É tempo de renascer!

CECAN resgata simbologia da Páscoa por meio da música como veículo de fé e esperança

A apresentação musical feita pelo capelão Filipe Medrano, pelo estudante de teologia Leonardo Marcelino, pela cantora e musicista Áurea Moura e pela cantora Isabel Defavari emocionou médicos, funcionários e pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba na manhã desta quinta-feira, 14.

Eles se reuniram especialmente para esta apresentação a convite do CECAN e percorreram a recepção e as Unidades de Radioterapia e Quimioterapia, utilizando a música e a palavra como instrumentos de fé, conforto e esperança.

“Este é o verdadeiro significado da Páscoa”, disse Filipe Medrano, que já se apresentou outras vezes na Instituição. “Comecei cantando para uma amiga em tratamento no CECAN e não parei mais”, conta.

A iniciativa marca a passagem da Páscoa e, segundo a psicóloga Pedrilha de Goes Baggi, cria um momento dedicado também à reflexão sobre o renascimento. “Isso é importante sobretudo neste cenário de pós-pandemia em que as pessoas buscam por novos significados em suas vidas”, considerou.

Segundo a psicóloga, a ação também resgata de forma prática ações voltadas à humanização da assistência, com o retorno de programas e projetos suspensos devido à pandemia da covid-19. “Assim, resgatamos também os momentos de alegria e emoção vivenciados pelos pacientes durante essas atividades”, disse.

Ela lembra que, além da apresentação musical, o CECAN proporcionou também a distribuição de ovos de Páscoa a seus médicos e funcionários e bombons aos pacientes da Unidade. “Uma forma de aquecer os corações e reforçar os laços que nos unem a cada dia”, disse.