Cecan

CECAN debate tratamento do câncer de mama sem uso da quimioterapia

70% dos casos de câncer de mama tratados na Unidade podem prescindir da quimio

destaque

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoverá reunião científica logo mais às 12h30 desta quarta-feira, 04, no salão de convenções da Santa Casa de Piracicaba, para debater o “Tratamento de Câncer de Mama Luminal Metastático: A Paciente Como Protagonista na Tomada De Decisão”.

O tema será abordado pela médica oncologista clínica Débora Gagliato Jardim, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, com mediação do oncologista clínico Fernando Medina e apoio do laboratório Pfizer e CEPOC- Centro de Estudo e Pesquisa Oncológica de Campinas.

O evento será presencial mas poderá ser acompanhado também de forma virtual pelo link https://bit.ly/3Kq9Rt6.

Ao justificar a iniciativa, Fernando Medina lembra que o câncer de mama é o tumor mais frequente do CECAN, representando 30% de todos os casos incidentes na mulher. “70% desses casos são de tumores  luminal A ou B; ou seja,  tumores que apresentam receptores de estrogênio e progesterona positivos e que, portanto, apresentam crescimento mais lento das células, podendo ser tratados sem o uso da quimioterapia, principalmente em mulheres mais velas pós-menopausadas”, disse.

O oncologista explica que nesses casos, normalmente é utilizado o tratamento hormonal, que é bem menos agressivo e praticamente não apresenta efeitos colaterais. ‘Teremos ums discussão importante amanhã, em que uma das melhores especialistas do país falará sobre o novo direcionamento dado ao tratamento desses casos, sem o uso da quimioterapia”, considerou .

Matéria publicada no jornal Gazeta de Piracicaba em 04/05/2022
Matéria publicada no jornal Tribuna Piracicabana em 04/05/2022
Matéria publicada no Jornal de Piracicaba em 06/05/2022