Cecan

CECAN aplica questionário sobre câncer de próstata

Qualquer homem com idade a partir dos 45 anos pode participar; respostas apontam percepção e atitude com relação à doença

O questionário está sendo coordenado pelo médico rádio-oncologista Caio Marcelo Jorge

O médico radio-oncologista Caio Marcelo Jorge, do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, está aplicando um questionário junto a homens com idade a partir dos 45 anos para levantar o perfil de adesão aos exames preventivos de PSA e toque retal, essenciais para evitar ou identificar o câncer de próstata em estágio inicial.

“Começamos ouvindo amigos, conhecidos, profissionais e familiares, mas todo e qualquer homem pode participar”, disse o médico, lembrando que o questionário está sendo divulgado pelo WhatsApp e pode ser acessado clicando aqui.

Segundo ele, até o momento, mais de 100 pessoas responderam às sete perguntas, estrategicamente definidas para saber qual é a compreensão dessas pessoas e como elas estão agindo com relação aos exames preventivos. “Isso porque muitas pessoas sabem que o preventivo deve começar aos 50, mas só o fazem aos 70”, exemplificou Caio Jorge.

São questões simples, fáceis e rápidas de responder. Basta assinalar a opção para responder o Estado em que mora, idade atual, com que idade começou o rastreio do câncer de próstata, com que freqüência faz os exames preventivos, se já teve câncer de próstata e se há casos da doença na família.

Ele conta que as respostas apontam também interrupções dos exames preventivos e revelam que muitas pessoas não sabem se algum parente teve ou não câncer de próstata. “São informações que nos fornecem a percepção sobre o entendimento da doença e também sobre a atitude do homem frente aos exames preventivos para que possamos compreender se eles estão fazendo a prevenção e os exames certos nos momentos adequados”, explicou o oncologista.

Segundo ele, do ponto de vista epidemiológico, o resultado do questionário poderia se transformar em importante ferramenta  de auxilio no planejamento na área de saúde pública, pois mostra  se o que o que está sendo feito está atingindo as metas desejadas.

Ele lembra que o câncer de próstata é o mais incidente na população masculina, o que justifica a importância do rastreio populacional através do exame de sangue denominado PSA (Prostate Specific Antigen) associado ao toque retal.