Cecan

Dia Mundial Sem Tabaco

Diminuí o cigarro, mas ainda não parei!

A filha Vanessa ao lado do Paulo César Jacintho, fumante há mais de 20 anos

Para a filha Vanessa, Paulo César Jacintho, de 58 anos, é o símbolo da teimosia. Ela conta que, ao lado de seus três irmãos, tenta cuidar e orientar o pai, que precisou se submeter a uma traqueostomia em decorrência do câncer de laringe que ele trata há cinco meses, no CECAN.
“Ele bebe há 30 anos e é fumante há mais de 20 anos, mas após o falecimento da esposa, há 11 meses, percebemos que a depressão e a rouquidão se agravaram”, disse Vanessa, observando que o pai chegava a fumar mais de dois maços de cigarros por dia. “Hoje, ele mora sozinho em sua casa e fuma um maço porque a gente fica em cima o tempo todo, com apoio do irmão que mora na casa do fundo à dele”, disse a filha.
Seo Paulo Jacintho é auxiliar de ofício e trabalha até as 13h, de segunda à sexta-feira. À tarde, ele fica em casa, mas segundo a filha, não faz nada porque gosta de atenção e quer os filhos sempre por perto auxiliando com a medicação e com a alimentação. “Se não fosse por eles, eu não teria conseguido diminuir o cigarro; na verdade, não teria nem mesmo tentado parar”, confidenciou.