Cecan

CECAN recebe pacientes com comemoração junina

Iniciativa proporciona mais leveza ao ambiente e bem-estar ao paciente

No CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, quase tudo vira motivo de confraternização para promover a integração e proporcionar momentos de alegria e descontração à equipe e aos mais de 200 pacientes que passam diariamente pela unidade de tratamento. 

Na manhã desta terça-feira, 28, por exemplo, a movimentação se deu por conta da Festa Junina, com recepcionistas e funcionários a caráter para distribuição de doces típicos. Teve até chá de gengibre e teatrinho com a noiva e o noivo, casal caipira interpretado pela técnica de radioterapia Louruana Cristina Perin e pela secretária dos médicos, Patrícia de Cássia Pereira de Araújo.

Segundo elas, a iniciativa segue as diretrizes da Direção com a proposta de focar em ações que dêem nova dinâmica ao processo de humanização na Clínica. “Sabemos que o tratamento contra o câncer nem sempre é fácil; então, nessas horas, o sorriso e a descontração trazem mais leveza ao ambiente e bem-estar ao paciente”, consideraram.

Elas contam que, quando o paciente começa o tratamento, a equipe se torna parte da vida dele por determinado período; então nada mais justo e gratificante que tornar essa convivência cada vez mais harmoniosa e suave. “Já fomos Mamãe e Papai Noel e também coelhinhas em outros momentos, ajudando não apenas no ciclo de tratamento, mas também na criação de lembranças afetivas que permanecerão para sempre na memória de todos nós, funcionários e pacientes”, revelam.

Os pacientes também aprovaram a iniciativa e acompanharam tudo com muito carinho e atenção, a exemplo do Sr. Waldemar Martins Barrionuevo, 86, que trata de um adenocarcinoma. “Estava tudo muito bonito e organizado; e nós nos divertimos muito com a equipe, sempre muito simpática, prestativa e amorosa. Fez toda diferença neste dia”, disse.