Cecan

CECAN debate assistência oncológica com Clínica Médica

Unidade atende uma média de 200 pacientes/dia e interação entre as equipes assistenciais facilita a tomada de decisões , encaminhamentos e indicação de tratamento

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu encontro técnico com equipes da Clínica Médica da Santa Casa de Piracicaba na tarde do último dia terça-feira, 06, para discussão de temas recorrentes e fluxos de assistência, no salão nobre da Instituição.

A abordagem foi ministrada pelo médio radioterapeuta  Caio Marcelo Jorge, que falou sobre “ Urgência Oncológica em Radioterapia” com a proposta de expor de forma clara e objetiva  a rotina e a aplicabilidade das diversas formas de radioterapia, a exemplo da radioterapia  hemostática  para controle de sangramento; da radioterapia descompressiva  para redução dos efeitos compressivo do tumor  em regiões como medula,  veia cava superior e brônquios pulmonares; e da radioterapia antiálgica para redução ou erradicação da dor causada pelo tumor; e da radioterapia cerebral  para paliação das metástases cerebrais.

Ele explica que a especialidade de Clínica Médica lida com muitos pacientes oncológicos e, muitas vezes, são eles os primeiros profissionais e receberem  estes pacientes no serviço de Pronto Atendimento do Hospital. “A interação advinda dessas reuniões possibilita uma maior sintonia entre as equipes  da Clinica Médica com a equipe oncológica do CECAN, facilitando a tomada de decisões , encaminhamentos e indicação de tratamento”, disse o oncologista.

Ele lembra que o CECAN atende até 200 pacientes todos os dias, de segunda à sexta. Eles buscam a Unidade em busca de tratamento via quimioterapia, radioterapia,  consultas, inserção de exames, apoio nutricional, acompanhamento psicológico e orientação da assistente social.