Cecan

Radiologia 3 Tesla traz avanços ao diagnóstico e tratamento do câncer

Tema foi debatido durante reunião científica promovida hoje pelo CECAN

O salão nobre da Santa Casa de Piracicaba foi palco para a reunião científica promovida no início da tarde desta quarta-feira, 27, pelo CECAN- Centro do Câncer da Instituição para debater os “Avanços da Radiologia na Oncologia”.

O tema foi conduzido pelo médico radiologista Alexandre Borges, diretor do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba, e teve como mediador o médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN e do COC Campinas.

Borges falou sobre a aquisição de moderno equipamento para Ressonância Magnética 3 Tesla Pioneer da GE que tem promovido avanços significativos em diversas áreas, entre elas a oncologia. Segundo ele, o aparelho permite a identificação do tamanho e a exata localização de tumores de mama, impactando positivamente no sucesso do tratamento a ser instituído, principalmente em casos de cirurgia.

 

O radiologista revela que alguns tumores malignos apresentam lesões satélites, ou seja, pequenos focos de tumor que não aparecem nos exames de mamografia e ultrassom, prejudicando o plano de tratamento da paciente durante a cirurgia, pois alguma parte deste tumor pode não ser detectada.

Ele conta que a Ressonância 3 Tesla na mama também ajuda a diagnosticar prováveis reincidências do tumor, bem como o rastreio de lesões em mulheres muito jovens que tem pré-disposição genética para o câncer de mama. A técnica é considerada padrão ouro também para a avaliação da próstata em casos suspeitos da doença malígna.

O evento, que também foi transmitido de forma virtual, contou com a presença de cerca de 30 profissionais das áreas médicas, de enfermagem, psicologia e nutrição. “A proposta é conectar pessoas e profissionais por meio do conhecimento, ampliando, aprimorando e atualizando técnicas e conceitos em oncologia, de forma a promovermos a constante qualificação de nossas equipes”, disse Fernando Medina.