Cecan

“Amigas da Onça” recebe homenagem do CECAN pelos 10 anos

Empresas podem solicitar gratuitamente palestras presenciais ou virtuais em estímulo à prevenção do câncer de mama, tumor que mais afeta as mulheres

Elas se uniram para cantar, dançar e reverenciar a vida, enquanto transmitem mensagens sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e cura do câncer

O Grupo Amigas da Onça, instituído em 2012 por pacientes e ex-pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba para apoiar mulheres no enfrentamento da doença por meio de versões  musicais, completa dez anos e será homenageado durante a abertura do Programa Outubro Rosa, a partir das 19h desta sexta-feira, 30, na unidade oncológica.

A programação inclui também apresentação especial da cantora Julia Simões e bate-papo com o oncologista André Moraes, diretor da Unidade.

“As onças”, como são conhecidas as integrantes do Grupoem alusão à força que as mantém unidas, surgiram durante as atividades coordenadas pela psicóloga Pedrilha de Goes Baggi junto ao Grupo de Artesanato do CECAN, instituído por elacomo ferramenta de união, integração e acolhimento a pacientes com câncer.

Ela conta que, com o tempo, o grupo elegeu o bom humor e o companheirismo como valores e passaram, então, a cantar e a criar versões musicais com temas relacionados ao câncer e a toda mudança que ele exerce na vida das pessoas, não apenas do paciente, mas também de amigos e familiares afetados pela nova situação estabelecida.

“Juntas, elas aprenderam a transformar a dor inicial provocada pelo câncer em força, graça, beleza e música, levando mensagens de superação para que outras mulheres também possam encontrar alento, fé e esperança diante do diagnóstico positivo de câncer”, disse Pedrilha.

Segundo ela, o Grupo passou então, a utilizar alegorias de onça e a se reunir também durante aniversários, chás da tarde, pizzadas e visitas a pacientes. “Levamos amor, força e fé por meio de momentos de descontração e, ao mesmo tempo, de profundas reflexões sobre o câncer e sobre o que realmente importa nesta vida”, disse a psicóloga.

Hoje, dez anos depois, e com a clara proposta de ampliar o movimento contra o câncer, o Grupo Amigas da Onça reúne 30 mulheres que se apresentam também em escolas, organizações, empresas e instituições, levandomensagens sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e cura do câncer.

“A gente precisa necessariamente falar sobre isso, porque o câncer tem cura a partir do momento que a sociedade também faça a sua parte, que envolve conhecimento e ação preventiva”, ressaltou a psicóloga ao justificar a homenagem a ser concedida ao Grupo.

Ela lembra que, em decorrência da atuação das Onças, o Grupo será reconhecida também pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio de Moção de Aplausos a ser conferida no próximo dia 05, às 15hs, na sala da presidência do Legislativo.

Matéria publicada no jornal Gazeta de Piracicaba em 30/09/22