Cecan

CECAN promove caminhada com ‘abraço solidário à prevenção’

Pessoas ativas fisicamente têm redução de até 30% na chance de ter câncer

A Caminhada com Abraço Solidário à Prevenção promovida no último dia 12 de outubro pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, na área de lazer da Instituição, reuniu cerca de 100 pessoas e foi marcada pelo congraçamento, integração, conhecimento e alegria.

 A atividade integra as ações preventivas formatadas para o Outubro Rosa e contou também com homenagem ao grupo Amigas da Onça, nascido dentro do CECAN; e aula de zumba com Dance Raul.

“Foi um momento único em que, pela primeira vez, estivemos ao ar livre dentro desta Campanha e a iniciativa mostrou aquilo que já imaginávamos, que foi a participação de todos e o compromisso de conscientizar as pessoas a fazerem a prevenção”, disse a médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN.

Laura Ribeiro, cuja mãe descobriu um câncer de mama em 2019, participou do evento como forma de estimular o diagnóstico precoce e o alto exame. Ela conta que a mãe, uma das Onças, é sempre muito participativa e a convida para os eventos. “A energia estava muito alta e é muito bom perceber que pessoas que passam pelo câncer têm a possibilidade de continuar a vida, serem felizes e acharem outras pessoas que passaram pelo mesmo processo”, considerou.

O médico oncologista André Moraes, diretor do CECAN, frisou que o principal objetivo da atividade foi divulgar a prevenção e também as medidas que as pessoas podem tomar para evitar ter câncer. “A atividade física mora nesse cenário e, talvez, seja o melhor representante dos estímulos que a gente pode dar para as pessoas prevenirem a ocorrência de câncer”, disse. Segundo ele, pessoas ativas fisicamente têm redução de até 30% na chance de ter câncer.