Cecan

Micropigmentação reconstrói aréolas dos seios de pacientes do CECAN

Técnica também é utilizada para redesenhar sobrancelhas, proporcionando maior autoestima à mulher

Ana Savoy e uma equipe de 15 voluntárias de vários estados brasileiros se uniram na manhã da última quarta-feira, 19, para proporcionar um dia diferente às 100 mulheres pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba inscritas para o programa “Arte com Paixão”.

A iniciativa integra a programação Outubro Rosa do CECAN para desmistificar o câncer de mama e lembrar que, apesar de ser o tumor mais incidente na mulher, com mais de 66 mil novos casos e 18 mil óbitos projetados para este ano, a doença tem cura. 

“Desenvolvemos esta atividade há sete anos no CECAN para a reconstrução de aréolas dos seios e redesenho de sobrancelhas em pacientes que, em decorrência do tratamento do câncer, perderam as sobrancelhas ou precisaram se submeter à retirada parcial ou total da mama”, explicou Ana Savoy.

O procedimento reconstrói a região dos mamilos, ajudando a disfarçar as cicatrizes, de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural, sendo utilizado também para realçar as sobrancelhas das pacientes.

Savoy conta que tem muita arte e amor envolvidos nisso tudo e que a iniciativa ajuda a  paciente fragilizada por essas intervenções a recuperar sua autoestima. “É um sentimento que se reverte em segurança e força para que essas mulheres prossigam em sua jornada, mesmo diante do câncer”, considerou.

Lucéia Bento de Lima Coutinho passou pelos procedimentos e afirma que, hoje, é uma outra mulher. “Minha sobrancelha está sendo redesenhada hoje, mas fiz também a reconstrução da aréola e, se eu não contar, nem parece que meu seio não é natural”, revela a paciente em tom de alívio e satisfação.

Para a psicóloga Pedrilha Goes, o impacto psicológico causado à mulher pela perda de parte dos seios, cabelos e sobrancelhas pode ser grande, pois são aspectos relacionados à feminilidade e à sexualidade. “Ajudá-la a resgatar essa segurança faz, de fato, toda diferença”, considerou ao agradecer Ana Savoy e equipe, voluntárias em várias ações no CECAN.

Pedrilha agradeceu também a artesã Célia Regina Orlandim de Almeida que, com apoio da Garden Flores, apoiou a iniciativa distribuindo canetas enfeitadas com flores em EVA. “Ela sempre nos apoia nos eventos com presentes, chocolates e flores para nossas  pacientes em datas comemorativas”, disse a psicóloga.