Cecan

A sua conduta é a favor ou contra o desenvolvimento do câncer?

Atitudes simples, como o que você come ou bebe, podem estimular ou prevenir a doença

Lideranças das equipes multidisciplinares do CECAN trabalham também com a conscientização preventiva do câncer

Neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, te convida a refletir se as suas ações de rotina ajudam a prevenir o câncer, ou se elas estimulam o aparecimento da doença.

Isso porque, além do fator genético, o surgimento do câncer, bem como o estágio em que a doença é descoberta, depende do que você faz com o seu organismo no dia-a-dia.

Basta responder para si mesmo se você é uma pessoa sedentária ou se pratica atividade física com regularidade; você fuma ou nunca teve esse vício;  mantém o peso ideal ou está fora do peso; consome bebidas alcoólicas em demasia ou bebe com moderação; come frituras, embutidos e enlatados ou mantém uma alimentação mais saudável, à base de frutas, legumes e fibras?

“Pode parecer difícil, mas mudar velhos hábitos e manter atividades mais saudáveis é mais simples do que a gente imagina, quando temos consciência de que essa atitude pode nos afastar do câncer”, pondera o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN.

Ele explica que o câncer não tem uma causa única. A doença é ativada por fatores externos presentes no meio ambiente e por fatores internos, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. “Esses fatores podem interagir de diversas formas, levando ao surgimento do câncer”, explica Medina.

Segundo ele, de 80% a 90% de todos os casos de câncer estão associados a causas externas como as mudanças provocadas no meio ambiente, os hábitos alimentares e o estilo de vida; fatores que podem aumentar o risco de câncer por alterarem a estrutura genética das células.

As causas internas, por sua vez, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. O envelhecimento natural do ser humano também torna as pessoas mais vulneráveis ao processo cancerígeno por conta das mudanças que a idade provoca nas células.

“As primeiras manifestações do câncer, porém, podem surgir após muitos anos de exposição aos fatores de risco”, alertou o oncologista, evidenciando a importância dos exames preventivos de rotina para redução dos riscos de desenvolver a doença.

Medina explica que a prevenção primária, praticada quando a gente evita a exposição aos fatores de risco para o câncer e adota um modo de vida saudável, impede que o câncer se desenvolva.  Já a prevenção secundária, detecta e trata doenças pré-malignas, a exemplo da lesão causada pelo vírus HPV e dos pólipos nas paredes do intestino, bem como os cânceres assintomáticos iniciais.

Mas, o que é o câncer, afinal?

O oncologista Fernando Medina explica que câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento rápido e desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. “Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, culminando com a formação de tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo”, explicou.
Segundo ele, os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. “Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas; mas se o ponto de partida do tumor é em tecidos conjuntivos como ossos, músculos ou cartilagens, eles são chamados sarcomas.
O oncologista lembra que o câncer pode surgir em qualquer parte do corpo; embora alguns órgãos sejam mais afetados do que outros e possam inclusive ser acometidos por diferentes tipos de tumor. Entre eles está o câncer de pulmão, o mais comum entre os tumores malignos, com aumento anual de 2% em sua incidência mundial. Em seguida, vêm os cânceres de mama, colorretal, próstata e de pela não-melanoma.