Cecan

Cecan institui Comissão dos 30 Anos

Objetivo é resgatar momentos importantes em homenagem à equipe e aos mais de 27 mil pacientes que passaram pela Unidade nas últimas três décadas

Foto- Comissão define detalhes da programação em alusão aos 30 anos da Unidade Oncológica
Comissão define detalhes da programação em alusão aos 30 anos da Unidade Oncológica

Os 30 anos do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba serão oficialmente reverenciados a partir das 19h30 do próximo dia 20 de abril, no Terráh Piracicaba, com vídeo histórico contendo os principais momentos da Unidade; considerações das autoridades presentes; jantar de confraternização; e show musical protagonizado por médicos, funcionários e pacientes que ajudaram a consolidar a história da Unidade.

A programação foi definida pela Comissão dos 30 Anos do CECAN, instituída pelo oncologista Fernando Medina, com a participação direta das médicas oncologistas Mary da Silva Thereza (diretora da Unidade), Ana Lucia Leistner e Kátia Fitas Loureiro; da gestora Andréia Klefenz, da nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave e da auxiliar de compras Janice Barbosa.

“Queremos algo simples, porém marcante; que nos ajude a resgatar momentos históricos importantes que não podem se perder ao longo do tempo, pois, se hoje somos referência regional em tratamento do câncer, devemos lembrar que tudo começou lá trás, com muitas dificuldades e desafios”, considerou Mary Thereza, lembrando que mais de 27 mil pacientes passaram pela Unidade nas últimas três décadas

A oncologista exaltou a coragem e o empenho de pessoas que, segundo ela, deram vida a sonhos e ideais que devem ser resgatados a todo instante. “Fazemos isso por meio do nosso amor e compromisso, que é intenso e permanente, para com os pacientes que passaram e que passam pelo acolhimento e cuidado de nossas equipes”, considerou.

As médicas Kátia Loureiro e Ana Lestner atuam junto à Unidade desde que ela foi implantada, em 1994, e lembram que no início o CECAN oferecia apenas o serviço de quimioterapia. Segundo elas, enquanto o atendimento prosseguia na parte de baixo, uma peculiar e complexa estrutura era construída na parte de cima do prédio para incorporação do serviço de Radioterapia e, posteriormente, da Hormonioterapia, Farmácia e Laboratório, ampliando a retaguarda tecnológica concedida à Unidade.

“Isso complementou o aparato tecnológico necessário ao tratamento do câncer, permitindo ao Cecan elevar de 198 para 1.200 a quantidade de pacientes tratados anualmente na Unidade”, contam.

O que não mudou muito, entretanto, foi o perfil filantrópico da Unidade, que sempre direcionou 85% em média de seus serviços ao SUS- Sistema Único de Saúde, conforme observa a gestora Andréia Klefenz. “Os tipos mais recorrentes de câncer também são os mesmos, com a liderança dos tumores de próstata, mama e colo retal”, disse.

Para enfrentar o câncer, o CECAN conta também com especialidades não médicas e reúne profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia, serviço social, técnicos, dosimetristas e apoio. “Cada um com suas funções muito bem direcionadas e específicas e, ao mesmo tempo, coesas na missão de oferecer todas as frentes de assistência necessárias aos nossos pacientes”, completou Pedrita Scarazatti.

O investimento no capital humano também têm sido recorrente e o CECAN é reconhecido também pelas campanhas preventivas abertas à comunidade, pelos programas educativos levados a empresas e organizações e pelas ações direcionadas à humanização da assistência por meio de grupos terapêuticos e de apoio a pacientes e familiares. “Somos uma Unidade completa para a prevenção, tratamento e cura do câncer”, considerou Janice Barbosa.

Para a Comissão, além de um ato de reconhecimento e gratidão a todos os que fizeram e fazem o CECAN, comemorar os 30 anos da Unidade é reverenciar a evolução da própria história do câncer em Piracicaba e região, para as quais a Unidade é referência. “Um momento, de fato, digno de honra e orgulho para cada um de nós”, afirmaram.