Cecan

Nutricionista fala sobre alimentação da mulher nos tempos atuais

Perto de completar 30 anos, CECAN mantém ações voltadas à humanização da assistência

Mais que levar conteúdo em forma de palestra para exaltar a mulher no último dia 08 de março, a Comissão de Eventos do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu atividades paralelas para falar a pacientes e acompanhantes sobre “a alimentação da mulher em tempos atuais”.

Desta forma, além da palestra, funcionárias, pacientes e suas acompanhantes foram recebidas com café da manhã especial, prestigiaram a exposição de colágeno em pó organizada pela Sanavitta, receberam flor comestível confeccionada voluntariamente pela nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave e participaram de sessão fotográfica. “Desta forma, o momento pode ser registrado na memória e também no papel, reverenciando a data de forma marcante e delicada”, disse a auxiliar de compras, Janice Barboza, coordenadora da Comissão de Eventos.

Ela revelou que, apesar da correria e do serviço voluntário da Comissão, o dia foi totalmente diferenciado. “Eu diria que este tipo de iniciativa nos recai como uma chuva de bênçãos e boas energias, sentimentos que nos reafirma  a todo instante que tudo valeu a pena”, disse.

A palestrante, por sua vez, lembra que uma alimentação equilibrada auxilia no alívio de sintomas da TPM e da menopausa, além de impactar positivamente no funcionamento de todos os órgãos do corpo humano. “Para montar um prato mais saudável, você deve colocar  50% de legumes e verduras, 25% carboidratos complexos integrais; 12,5% de carnes em geral e 12,5% de leguminosas e acrescentar frutas como sobremesa”, orientou.

“Mostramos como a alimentação influencia na saúde da mulher, que deve manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes; associada à prática de atividade física e hidratação adequada”, disse a nutricionista..

Ela falou também sobre a atuação e importância do colágeno, que promove a firmeza e a elasticidade da pele, diminuindo o aspecto da celulite, protegendo as articulações, melhorando no tratamento da osteoporose e auxiliando na prevenção do envelhecimento. “São fontes de colágeno as carnes vermelhas, peixes, oleaginosas (sementes), aveia, gengibre e abacate”, disse.

Em nome dos demais funcionários, Carla Fernanda da Silva Mariane (???), do Faturamento,  disse que ficou muito surpresa com tanto carinho e gentileza. “Recebemos isso como sinal de reconhecimento e gratidão”, disse ao exaltar a satisfação expressa também pelas pacientes. “Eles vivem momentos delicados de suas vidas  e, por meio deste tipo de iniciativa, nós transferimos amor, cuidado e atenção para que os dias sejam mais alegres e esperançosos”, considerou.