Cecan

CECAN homenageia funcionários nos 30 Anos da Clínica

Iniciativa revela a importância dos profissionais especializados em oncologia

Até o próximo dia 20 de abril, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoverá homenagem às equipes da Unidade, apresentando os profissionais a pacientes, acompanhantes e familiares em tratamento na Unidade.

A iniciativa acontece nas manhãs de terças e quartas-feiras e partiu do oncologista Fernando com a intenção de revelar a atuação de funcionários que, apesar de atuar nos bastidores, têm importância estratégica e fundamental no processo de tratamento e prevenção do câncer.

“Começamos com a equipe da Farmácia do CECAN”, disse o oncologista referindo-se às funcionárias Valéria da Costa, Gabriela de Almeida, Gisella Brito vieira, Denise Toledo Viola e Keila Ferreira Vieira. Ele lembra que a oncologia é uma das áreas mais importantes da medicina e que o tratamento do câncer envolve muitas especialidades médicas, incluindo a farmacologia, uma vez que a quimioterapia é uma dos principais formas de tratamento do câncer e envolve o uso de medicamentos antineoplásicos para matar ou inibir o crescimento das células cancerosas.

“Neste contexto, as farmacêutica atuam para garantir a segurança e a eficácia do tratamento por meio da preparação e administração desses medicamentos, bem como na monitorização dos pacientes durante e após o tratamento”, explicou Medina.

Segundo ela, os farmacêuticos também são responsáveis pela avaliação da terapia medicamentosa e pelo gerenciamento de efeitos colaterais e interações medicamentosas, fornecendo aos pacientes informações sobre o uso adequado de medicamentos, bem como sobre os possíveis efeitos colaterais e medidas para minimizá-los. Além disso, também são responsáveis pela manutenção de registros precisos e atualizados de pacientes, incluindo histórico de medicamentos, alergia e outras informações relevantes; imprescindíveis para garantir a continuidade do tratamento e para evitar erros de medicação.

Fernando Medina também apresentou as secretárias dos médicos, postos assumidos pelas funcionárias Patrícia de Cássia Araujo e Lúcia Cristina Breviglieri. “Trata-se de uma atuação inestimável pois elas são o primeiro ponto de contato entre o paciente e a instituição, responsabilizando-se por garantir que o paciente seja atendido de forma eficiente e eficaz, sem atrasos ou interrupções no processo de atendimento”, disse.

Além disso, cabe a essas profissionais garantir que as informações do paciente sejam registradas de forma precisa e atualizada, fator crucial para evitar erros médicos;  promover a comunicação entre pacientes, médicos e outros profissionais de saúde, garantindo que todas as informações relevantes sejam compartilhadas de forma adequada; gerir .os recursos e otimizar o processo de utilização de equipamentos e instalações em conjunto com outras áreas assistenciais.

“Somos exemplo de instituição que valoriza a importância do farmacêutico e das secretárias dos médicos em sua prática clínica, pois trata-se de profissionais especializados em oncologia que atuam junto a médicos e equipe multiprofissional para fornecer um tratamento seguro e eficaz aos pacientes com câncer”, justificou o diretor.