Cecan

Helinho Zanatta destaca os 30 anos do Cecan, na Alesp

Fernando Medina e Flávia Vieira: bate-papo aberto sobre o câncer

Os 30 anos do Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba (Cecan) foram destacados na última quarta-feira (19) pelo deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O parlamentar apresentou Voto de Congratulações ao Cecan pela data comemorativa. O documento será enviado aos diretores dr. Fernando Medina da Cunha, dr. André Augusto Júnior Gemeinder de Moraes e dra. Mary da Silva Thereza e também para a direção do hospital. 

O Cecan foi fundado em Piracicaba no dia 24 de março de 1993. Naquela ocasião, o oncologista Fernando Medina decidiu estender a proposta também a Piracicaba, impulsionado pela experiência de implantar e conduzir um reconhecido centro oncológico em Campinas. Com a parceria dos amigos oncologistas André Augusto Júnior Gemeinder de Moraes e Mary da Silva Theresa implantou uma clínica de oncologia.

Nessa época, como explicou o deputado, a cidade não dispunha de qualquer estrutura na área oncológica. A cidade se limitava a identificar os casos de pacientes com câncer e encaminhá-los para tratamento em centros clínicos especializados de outras regiões.

A demanda da cidade por tratamento oncológico especializado, além do desejo dos especialistas de levar assistência também a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), aproximou o grupo da Santa Casa de Piracicaba, que cedeu parte da estrutura da antiga ala de psiquiatria do hospital. Com essa parceria, o grupo começou a investir na adequação do espaço para funcionamento da unidade oncológica.

As atividades do Cecan tiveram início em 10 de agosto de 1994. De lá para cá muitos avanços foram registrados. Por isso, a celebração da data relevante para a saúde pública de Piracicaba, sobretudo para os pacientes oncológicos. Helinho destacou que é meritório o reconhecimento a toda a equipe pelos relevantes serviços e nos últimos 30 anos. 

Segundo ele, “o Cecan faz um trabalho de grande importância para Piracicaba e região. Nosso mandato é voltado à saúde, ao social e à melhoria da qualidade de vida da população. Faremos o que estiver ao nosso alcance para a população. Com isso, nós reconhecemos publicamente esse trabalho, feito por pessoas aguerridas e abnegadas”, disse.

SANTA CASA – Recentemente, Helinho Zanatta, numa parceria com o deputado federal Gilberto Nascimento, destinou R$ 1 milhão para a Santa Casa, reconhecendo o trabalho que o hospital desenvolveu no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.