Cecan

CECAN promove encontro científico sobre câncer de pulmão

Espera-se que até 2030 ocorram mais de 25 milhões de novos casos

O encontro será mediado pelo oncologista Fernando Medina

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a reunião científica promovida mensalmente pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba acontecerá a partir das 12h30 desta quarta-feira, 31 de maio, no salão nobre do Hospital e terá como tema o “Câncer de Pulmão Não Pequenas Células, com Mutação Driver”.

Segundo o oncologista Fernando Medina (CRM 43.587), diretor do CECAN e coordenador dos encontros, o câncer é um problema de saúde pública mundial. “Só na última década, houve um aumento de 20% na incidência e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos”, disse.

Medina lembra que as estimativas são ferramentas poderosas para fundamentar políticas públicas e alocação racional de recursos para o combate ao câncer. “A vigilância do câncer é um elemento crucial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle da doença”, disse. 

Para avaliar os vários aspectos da doença, o encontro contará com a participação de especialistas em seis diferentes áreas. Estarão presentes o radiologista Fernando José Zorzi – Radiologista, o cirurgião torácico João Paulo Mainardi, a patologista Luciana Schultz, a oncologista clínica Katia Loureiro , a radio-oncologista Karina Emi Ishikawa e a coordenadora de diagnóstico da AstraZeneca, Marina Lemos.

Direcionado a médicos e profissionais da saúde interessados, o encontro é presencial com transmissão pelo zoom, com link de inscrição e acesso pelo https://bit.ly/444ZINH.

Além da palestra, o CECAN manifestou publicamente seu apoio ao movimento global que busca unir forças no combate ao tabagismo.

O oncologista conta que, na prática, a campanha deste ano, intitulada “Cultive Alimento, Não Tabaco”,  busca acabar com os subsídios ao cultivo de tabaco e utilizar essas economias para apoiar os agricultores na transição para cultivos de culturas mais sustentáveis, com o conseqüente combate à desertificação e á degradação ambiental.

Segundo Medina, ao repercutir o tema junto à sociedade civil organizada, o CECAN renova seu compromisso em educar, conscientizar e apoiar aqueles que desejam se libertar desse vício prejudicial. “Cada pessoa que decide abandonar o tabaco, dá um passo importante para um futuro mais saudável e cheio de vida”, ressaltou.