Cecan

Arraiá do CECAN leva alegria a pacientes em tratamento

Além de alegria, boa música e comes e bebes típico, o evento trouxe atividades como pescaria e bingo educativo com orientações sobre alimentação saudável

Não teve como não se movimentar. Em tratamento oncológico, pacientes do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba cantaram e dançaram ao som de Claudemir e Moisés, durante a Festa Junina carinhosamente preparada pela Comissão de Eventos para proporcionar um ambiente mais humano e harmonioso, na manhã desta sexta-feira, 30. 

Segundo a nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave, a iniciativa faz parte da filosofia do CECAN, que aposta em ações diferenciadas o ano todo, numa demonstração de que, mesmo em tratamento contra o câncer, é possível ser feliz, sorrir, se integrar e ter momentos de descontração que tragam leveza e uma outra percepção de momentos como este. “Sabemos das dificuldades que nossos pacientes enfrentam no processo de descoberta e tratamento do câncer e este tipo de atividade ajuda a desmistificar a doença”, disse.

Ela conta que os pacientes foram recepcionados com muita alegria, boa música, comes e bebes típicos e atividades como pescaria e bingo educativo com orientações sobre alimentação saudável. “Aproveitamos para orientar sobre saúde enquanto nos divertimos”, revelou.

Em suas cadeiras para receberem a quimioterapia, alguns acompanhavam a música com palmas, outros com balanços harmônicos da cabeça ou com movimentos leves das pernas. Teve até quem se encorajou levantar e arriscar uns passos de dança. “Que ótimo; tá muito bom isso aqui”, disse entusiasmado o paciente José Paulo dos Santos. Aos 50 anos, ele trata um câncer de intestino, com metástase,  há oito meses e não perde a esperança. “A gente tem que buscar ser feliz”, afirmou.