Cecan

CECAN coordena debate sobre tumor de glândulas salivares

Discussão integra proposta educativa do Encontro Científico realizado na última quarta-feira de cada mês

Grupo debate utilização da imunoterapia como tratamento de um caso raro e complexo

Tendo como mediador o oncologista Fernando Medina, que coordenou reunião científica virtual de Campinas, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu mais um encontro direcionado a médicos e profissionais da saúde, na manhã do último dia 28, no salão nobre da Santa Casa de Piracicaba com transmissão pelo Zoom.
Segundo a oncologista clínica Talita Coelho, os encontros ocorrem na última quarta-feira de cada mês com a proposta de intensificar a qualificação profissional em oncologia. “Neste último encontro, falamos sobre o tumor de glândulas salivares, que é extremamente raro, com apenas 0,4 a 7% ocorrências”, disse a médica, agradecendo também as participações expositivas do patologista Leandro Freitas, do cirurgião Alfio Tincani , do radioterapeuta Caio Jorge e do especialista em medicina nuclear Pedro Arouca.
Ela conta que os participantes puderam acompanhar um caso complicado e extremamente complexo de um paciente que estava em busca de diagnóstico desde 2018, quando começaram as avaliações das dores e alterações faciais que ele apresentava. Mas o diagnóstico foi definido apenas em 2020, fazendo com que o paciente fosse submetido sem sucesso a todas as quimioterapias documentadas.
“Fizemos, então, pesquisa de mutação genética no paciente e conseguimos achar uma alta carga tumoral com indicação de imunoterapia. Hoje, o paciente está completando o quarto ciclo do tratamento com uma ótima resposta, melhora da sua qualidade de vida e esperamos que aumento de sobrevida uma vez que foi aplicado a medicina de precisão .” disse Talita.