Cecan

CECAN promove ações de acolhimento em homenagem aos pais

Iniciativa refletiu sobre o impacto da massagem relaxante, do exercício funcional, da música e da consciência corporal na saúde do portador de câncer

Comemorar o Dia dos Pais, refletindo sobre como o bem estar físico e emocional impacta diretamente na saúde orgânica do paciente em tratamento contra o câncer, foi a proposta do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba nas manhãs dos últimos dias 10 e 11 de agosto.

Por meio da Comissão de Eventos, coordenada pela nutricionista Pedrita Scarazati Soave, o CECAN trouxe a terapeuta holística Mirian Volpato, a professora de dança e relaxamento Gabrilela Campestrini e a educadora física Beilane Ribeiro. Elas falaram sobre saúde, nutrição, massagem terapêutica e exercícios funcionais e também conduziram dinâmicas junto aos pacientes, proporcionando momentos de empatia, descontração e entrosamento. Ao final, show musical com a dupla Claudemir e Moisés.

“Os retornos que temos dos pacientes com relação a essas ações são fantásticos e gratificantes”, disse Pedrita, evidenciando que, nessas datas, há relatos de que os sintomas relacionados à radioterapia e à quimioterapia são mais tranquilos, com menos efeitos colaterais em relação ao tratamento feito em dias convencionais. 

“O intuito foi trazer um pouco da alegria do exercício físico, que nos proporciona saúde e bem estar”, disse Beilane. Segundo ela, com pouco esforço é possível introduzir a atividade na rotina e se beneficiar dela.

“Sou filha de portador de câncer e sei dos malefícios do estresse; por isso, quis refletir sobre a importância da consciência corporal por meio de atividade física e relaxamento para maior bem-estar do paciente”, disse Gabriela.

Mirian, por sua vez, disse que o objetivo foi proporcionar  acolhimento, relaxamento, menos ansiedade e preocupações. “Estamos trabalhando com base no amor, que tudo sara”, disse.

O paciente Magno Alexandre Francisco, 40 anos, aprovou a iniciativa. “Tem gente começando  o tratamento, outros no meio e outros saindo dele, de forma que receber esse carinho, esse cuidado e atenção é muito bom. Muda o dia da gente”, disse.