Cecan

CECAN homenageia pacientes com vídeo e book fotográfico

Material será exibido nas redes sociais e na abertura do Outubro Rosa, durante solenidade a médicos, funcionários, pacientes e autoridades

Oito mulheres em tratamento contra o câncer de mama no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba foram especialmente recepcionadas na manhã da última sexta-feira, 22, para participar do projeto Outubro Rosa 2023. Além de café da manhã especial, elas foram entrevistadas para a elaboração de vídeo-depoimentos e maquiadas pela equipe Mary Kay para um book-fotográfico com Mara Santos.

 

“Abrimos um espaço para que essas mulheres pudessem se manifestar, falar em nome de outras mulheres que tiveram câncer, que ainda enfrentam a doença e, sobretudo, daquelas que podem se prevenir evitando o câncer de mama”, disse Janice Barboza, uma das coordenadoras da ação. Segundo ela, foram momentos mágicos em que essas mulheres interagiram, deram boas risadas e se sentiram lindas, como realmente são.

 

“Elas têm entre 45 e 83 anos, tratam o câncer há poucos ou há vários anos e aceitaram nosso convite para compartilhar com a gente a certeza de que o câncer é uma doença que tem cura e que pode ser evitada com conhecimento e atitude”, disse Janice.

 

Ela conta que para elaboração do “making off”, as pacientes foram recepcionadas individualmente e conduzidas para o café da manhã. Depois foram acomodadas para receber a maquiagem enquanto respondiam a algumas perguntas, identificando a idade e há quanto tempo tratam o câncer. Elas também falaram dos sentimentos relacionados à descoberta da doença, à importância do apoio da família, às dificuldades do tratamento e de como se sentem hoje, encerrando com uma mensagem para as outras mulheres.

 

Ao justificar a ação, a médica oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do CECAN, ressalta a alta incidência do câncer de mama. Segundo ela, são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025, sendo o câncer de mama e o de próstata os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.

 

“O consumo de tabaco e de álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer em todo o mundo”, alertou a oncologista. Ela lembra que mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células mamárias, que fogem à normalidade.

 

Para evitar a doença, faça o autoexame e a mamografia regularmente, controle a alimentação, pratique atividades físicas, evite o consumo de cigarros e álcool, cuidado com a reposição hormonal, amamente pelo máximo de tempo possível e evite o estresse.

 

A médica ressalta que a mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente; e a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. “Essa idade porém, pode variar; para mulheres com histórico familiar de câncer de mama, por exemplo, sugere-se que o exame seja feito anualmente a partir dos 35 anos de idade”, esclarece.

 

Mary da Silva conta que, em estímulo a uma vida mais saudável, o CECAN promoverá também a “Caminhada Outubro Rosa do CECAN”, evento inspirador que acontecerá no dia 7 de outubro, das 9 às 11 horas, na área de lazer da Santa Casa de Piracicaba. “Será um momento de união e conscientização, em que a comunidade se reúne para mostrar seu apoio à luta contra o câncer de mama por meio de atividades interativas e informativas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama”, revelou.

 

As inscrições para a Caminhada devem ser feitas no próprio CECAN mediante a compra antecipada da camiseta Outubro Rosa, com renda revertida para os eventos direcionados aos pacientes.