Cecan

CECAN promove II Caminhada com ‘abraço coletivo à prevenção’

Atividade integra programação do Outubro Rosa, que contará com palestras em empresas e realização do Sábado Sem Câncer de Mama com exames gratuitos a 500 mulheres

A primeira edição da Caminhada reuniu mais de 100 pessoas

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoverá a segunda edição de sua “Caminhada Com Abraço Coletivo à Prevenção”, com a proposta de reforçar a certeza de que, apesar do estigma e do perigo da doença, o câncer tem cura e pode ser prevenido com conhecimento e atitude.

O evento está marcado para começar às 9 horas do próximo dia 7 de outubro, sábado, na área de lazer do Hospital. Para participar basta adquirir o kit do evento, composto por camiseta, squeeze e sacochila, ao custo de R$52,00, nas dependências do próprio CECAN, localizado em área anexa ao Hospital.

Ao justificar a iniciativa, a médica oncologista Mary da Silva Thereza, grande incentivadora da Caminhada, lembra que pessoas ativas fisicamente têm redução de até 30% na chance de ter câncer. Ela revela que, além da caminhada, a ação proporcionará ainda atividade física (zumba) com Dance Raul, quick massage com Mirian Volpato, aplicação de Reiki com as terapeutas Eliana Pacheco e Juliana Renata Viana, apresentação do grupo Amigas da Onça, degustação de produtos Sanavita voltados à saúde da mulher e encerramento com os músicos Eloy Porto e Elcyo Luis.

Segundo Mary Thereza, além do congraçamento, integração, conhecimento e alegria, as atividades têm a missão de refletir sobre a importância do alívio ao estresse, da atividade física regular e de uma boa alimentação na vida das pessoas, principalmente, dos pacientes oncológicos. “Queremos mostrar que é possível às pessoas se comprometerem com a própria saúde por meio, inclusive, de atividades que podem ser praticadas em casa, como as terapias de relaxamento e Reiki, que trabalham sobretudo os aspectos emocionais da doença.

A Caminhada integra as ações preventivas formatadas pelo CECAN para comemorar o Outubro Rosa, que contará com palestras proferidas por profissionais da saúde a pacientes e acompanhantes, palestras em empresas de Piracicaba e região, e programa Sábado sem Câncer no dia 28 de outubro, a partir das 8 horas, para atendimento gratuito a 500 mulheres.

 “Serão momentos únicos, organizados com o entusiasmo e compromisso de conscientizar as pessoas a fazerem a prevenção”, disse a oncologista.