Cecan

Bispo apoia Campanha do CECAN para prevenção do câncer de mama

“Sábado Sem Câncer” vai distribuir 500 senhas para atendimento gratuito no dia 28 de outubro, a partir das 8 horas

Bispo Dom Devair exibe camiseta da Campanha Outubro Rosa, do CECAN

O médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, foi recebido na manhã desta quarta-feira, 04, pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, que oficializou o apoio da Igreja à campanha Sábado Sem Câncer de Mama.

A campanha será realizada no próximo dia 28 de outubro, a partir das 8 horas, nas dependências do CECAN, mediante distribuição de 500 senhas para atendimentos gratuitos de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O Padre Claudemir da Rocha também participou do encontro.

“A iniciativa é louvável e vem de encontro às ações que a Diocese já desenvolve para apoio às comunidades mais carentes por meio dos mutirões ginecológicos e oftalmológicos”, disse Dom Devair.

Segundo Fernando Medina, o câncer de mama é o tumor mais incidente em mulheres no mundo, com exceção do câncer de pele não melanoma. Só no ano passado, a doença causou 77.014 internações em municípios brasileiros, segundo dados do SIH/DATASUS.

“Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno”, explicou Medina ao expressar a importância de movimentos que levem informações à população sobre e necessidade e importância da prevenção.

Ele revela que a prevenção garante que a doença seja diagnosticada com até dois anos de antecedência, com um índice de cura superior a 90% quando o câncer se encontra em estágio inicial (1 e 2). Medina informa também que, além de influenciar na qualidade de vida, o estágio do câncer tem um grande impacto financeiro ao sistema. “O processo de tratamento da doença em estágio 1 e 2 fica em aproximadamente R$11 mil; valor que salta para R$66 mil quando a doença é diagnosticada em estágios mais avançados (estágios 3 e 4) ”, disse lembrando que mais de 80% dos pacientes do CECAN são atendidas pelo SUS- Sistema Único de Saúde.

Medina reforçou a grande importância do Outubro Rosa para profissionais que trabalham combatendo e tratando o câncer e falou da importância do conhecimento no processo de luta contra a doença. “A população precisa saber que o câncer tem cura e que as pessoas têm que fazer a sua parte para se prevenir”, disse o oncologista, citando a necessidade de manutenção dos exames de rotina, boa alimentação, atividade física regular e bom sono.  

Neste cenário, e com a missão de levar informação de qualidade à comunidade, Medina falou sobre a ampla programação organizada pelo CECAN para honrar o Outubro Rosa, cuja solenidade de abertura está marcada às 19 horas desta sexta-feira, 06. “Teremos também a Caminhada com Abraço Simbólico à Prevenção, no dia 07, e cerca de 30 palestras agendadas em empresas de Piracicaba e região, além de outras dez palestras direcionadas a pacientes e familiares”, informou o médico.