Cecan

CECAN reúne mais de 100 pessoas em abraço coletivo à prevenção

Movimento é uma das ações direcionadas pela Unidade para levar informação de qualidade contra o câncer

Mais de 100 pessoas, entre pacientes, familiares, acompanhantes, amigos, médicos, dirigentes e funcionários do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba se reuniram na manhã do último sábado (7) durante caminhada seguida de abraço coletivo simbólico à prevenção.

O evento aconteceu na área de lazer do Hospital, permitindo a formação de uma grande roda de pessoas de mãos dadas que, depois, se convergiram para o centro do campo gramado, encontrando-se em um momento único e emocionante que marcou o abraço simbolicamente.
Em seguida, os participantes foram até uma área coberta com palco, onde o grupo Amigas da Onça se apresentou com paródia musical, dando um show de bom humor e muita informação para lembrar que a mulher precisa fazer o autoexame das mamas no banho para conhecer cada vez mais o seu corpo e identificar imediatamente qualquer alteração. “Salvei minha vida desta forma e, hoje, conto isso para o mundo para que mais mulheres também identifiquem a doença com a maior brevidade possível”, disse Beatriz Zambom, uma das organizadoras das “Onças”.

“O grupo se formou aqui no CECAN e depois tomou corpo, transformando-se em uma poderosa ferramenta preventiva”, considerou o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN ao lado dos médicos André Moraes e Mary da Silva Thereza.
O encontro para a caminhada proporcionou também apresentação dos músicos Eloy Porto e Elcio Luis; quick massage com Miriam Volpato; aplicação de Reiki com as terapeutas Eliana Pacheco e Juliana Viana; degustação de produtos Sanavita voltados à saúde da mulher e muita zumba com Raul Dance.

Ao justificarem a iniciativa, os diretores lembram que o CECAN tem uma história de 30 anos voltados à prevenção. “Disseminamos isso ao longo de todo esse período por meio de campanhas informativas direcionadas aos nossos pacientes, palestras levadas a empresas de Piracicaba da região, caminhada com abraço à prevenção, promoção do Outubro Rosa e do Novembro Azul e realização do programa Sábado Sem Câncer, com atendimento gratuito à milhares de pessoas com vistas à prevenção e detecção precoce do câncer”, disseram.

Eles ressaltam, inclusive, que dia 28 de outubro, tem Sábado Sem Câncer de Mama, com atendimento gratuito pelo SUS a 500 mulheres a partir das 8 horas, no CECAN, mediante distribuição de senha e doação voluntária de um quilo de alimento não perecível doado posteriormente a entidade assistencial beneficente.
“Os profissionais de saúde precisam fazer a sua parte estimulando a prevenção, e a população precisa necessária e urgentemente fazer a sua, informando-se e prevenindo-se por meio de uma alimentação mais saudável, prática regular de atividade física, manutenção de sono regular, redução do sal, do açúcar e do estresse”, observaram.

Eles revelam que, para ampliar ainda mais o “discurso preventivo” que o CECAN tem levado para fora das paredes da unidade oncológica, a ideia agora é desenvolver programas, ações e projetos envolvendo crianças, filhos de pacientes. “Eles são a semente do futuro e precisam ser cultivadas com amor, carinho, cuidado e informação”, disseram.