Cecan

Autoridades prestigiam Outubro Rosa no CECAN

Ações conduzidas há 30 anos pela unidade oncológica ajudam a educar para o câncer e a prevenir uma das doenças que mais afetam a humanidade

Autoridades, representantes de entidades de classe, médicos, funcionários, familiares e convidados atenderam ao convite do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba e prestigiaram a abertura da campanha Outubro Rosa, na noite da última sexta-feira, 07.

Os anfitriões Fernando Medina e João Orlando Pavão, diretor da Unidade e vice-provedor da Santa Casa, respectivamente, concederam as boas-vindas ao público, lembrando os 30 de história do CECAN e sua dedicação à prevenção do câncer. “O conhecimento é a arma mais poderosa contra essa doença, que tem cura quando detectada em estágio inicial, e estamos aqui hoje em meio a lideranças e formadores de opinião para levar esse recado ao maior número de pessoas possível”, disseram.

O vereador Gustavo Pompeu representou o Legislativo e enalteceu a dedicação da equipe que, segundo ele, “nos concede energia para ajudarmos a melhorar o mundo”. O diretor da DRS X- Departamento Regional de Saúde, Moisés Taglieta, falou dos avanços do SUS e lembrou que, mesmo assim, o diagnóstico do câncer ainda é tardio. “Precisamos potencializar esse trabalho e ter a oncologia como prioridade de ponta a ponta”, considerou.

O secretário municipal de Saúde, Douglas Koga, por sua vez, aproveitou o momento para refletir sobre o trabalho realizado diariamente pelo CECAN e pela rede pública de saúde no combate ao câncer. “O ideal é não ter câncer, mas como a doença se apresenta como problema de saúde pública em nível mundial, precisamos nos ater à prevenção”, disse o secretário ao cumprimentar o CECAN pela iniciativa.

Ao falar em nome do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, o padre Claudemir da Rocha colocou a igreja à disposição do CECAN e falou das ações que a Diocese direciona aos mais carentes. “Somos solidários à causa do CECAN”, disse.

O deputado estadual Alex Madureira também esteve presente ao evento e falou de seu esforço junto à Alesp- Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com relação às instituições filantrópicas que, a exemplo do CECAN, atendem pelo SUS-Sistema Único de Saúde. “Sabemos da história do CECAN e que seu objetivo final é a saúde, bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, observou.

Ao final das considerações, os convidados acompanhou o corte do “bolo da prevenção”, apresentação do grupo voluntário Amigas da Onça e do grupo musical Rádio Comida, que arrancou aplausos do público.