Cecan

Palestra no CECAN aborda aspectos preventivos do câncer

Palestra no CECAN aborda aspectos preventivos do câncer

 A palestra foi conduzida pela médica oncologista Dra. Ana Lúcia Leistner

A médica oncologista Ana Lúcia Leistner abriu, na manhã do último dia 10, uma série de palestras direcionadas aos pacientes em tratamento no CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba.

As atividades fazem parte do conjunto de ações programadas para o mês de outubro, em que celebra-se no mundo todo a campanha do Outubro Rosa com a proposta de conceder maior foco e visibilidade à prevenção e ao tratamento do câncer de mama.

O início das ações ocorreu no dia 6, com a solenidade de abertura do Outubro Rosa junto a autoridades. O objetivo central da campanha é disseminar a cultura preventiva e lembrar que o câncer tem cura. “É necessário conscientizar a população que a prevenção e a detecção precoce são importantes para o processo de diagnóstico e cura desta doença”, disse a Dra. Ana Lúcia durante a palestra que ministrou para abordar os “Aspectos Preventivos do Câncer”.

A oncologista também afirmou que existem fatores de risco para o aparecimento do câncer; sendo alguns modificáveis e outros não. Dentre os fatores modificáveis, a médica apontou comportamentos relacionados ao cigarro, álcool, atividade física e dieta. “O câncer pode acometer qualquer pessoa; no entanto, devemos ficar atentos com as modificações do nosso organismo e tentar mudar hábitos que possam favorecer o seu aparecimento”, disse Ana Lúcia.

Cigarro

O tabagismo é um hábito nocivo relacionado tanto com o aparecimento dos tumores de mama como também de outros tipos de câncer. Vale ressaltar que devemos evitar tanto o tabagismo como o fumo passivo, que consiste no ato de inalar a fumaça do cigarro de outras pessoas.

 Álcool

O álcool é uma substância que torna os tecidos mais suscetíveis ao aparecimento de tumores. Segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe dose segura de consumo de álcool, e por isso o excesso deve ser evitado.

Atividade física

A prática de atividade física regular promove melhoria da saúde geral, auxilia no equilíbrio hormonal, fortalece a imunidade e favorece o controle do peso. Dessa forma, a atividade física é um grande aliado na prevenção do câncer de forma geral.

Dieta

Ter uma dieta balanceada e saudável é um fator crucial para uma boa saúde e também para a prevenção do câncer. Uma alimentação rica em vegetais, frutas, verduras e proteínas é um exemplo de uma dieta saudável. Devemos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como enlatados, embutidos e produtos industrializados.