Cecan

Pacientes participam de dinâmica corporal com bola de vinil

Dinâmica mostrou que a atividade física pode ser praticada em casa, com objetos disponíveis no dia a dia

Pacientes durante dinâmica com bola de vinil para estímulo à atividade física regular

Praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada, ou, ao menos, 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa, reduz o risco de desenvolver câncer e a mortalidade por câncer.

“Isso porque a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo, assim, para prevenir o câncer”, disse a educadora física Beilane Stoco Ribeiro durante atividade direcionada aos pacientes em tratamento no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, na manhã desta sexta-feira, 13.

Dentro da programação estabelecida para a Campanha Outubro Rosa 2023, ela coordenou dinâmica corporal com bolas de vinil e lembrou que a atividade física é extremamente importante para o paciente oncológico e que ela pode ser feita em casa, mesmo, a qualquer momento e com objetos facilmente disponíveis, como um peso ou uma bola.

“Estudos e pesquisas têm provado sistematicamente que os pacientes com câncer, em sua ampla maioria, devem manter o corpo em movimento enquanto combatem a doença; pois o repouso em excesso pode levar à perda de funções corporais, à fraqueza muscular e à redução da mobilidade”, explica.

A educadora física ressalta ainda que a prática de atividade física não apenas é segura como pode melhorar a qualidade de vida da pessoa em tratamento, trazendo como benefícios como alívio dos efeitos adversos da quimioterapia, como náuseas; aumento da disposição; redução do cansaço que atinge até 70% dos pacientes; melhora das funções vitais do organismo; fortalecimento da imunidade; melhora do equilíbrio com a redução do risco de quedas e fraturas ósseas; diminuição do risco de osteoporose; e melhora da circulação sanguínea.

“Os efeitos dos exercícios físicos também se refletem na manutenção de um peso corporal adequado, uma das principais formas de prevenir e combater o câncer, uma vez que o excesso de gordura corporal provoca processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios, o que pode causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença.

Beilane revela que, do ponto de vista psicológico, os exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer ajudam a controlar a ansiedade, normal em pacientes oncológicos; amenizar sintomas depressivos surgidos com o diagnóstico da doença; aumentar a autonomia do paciente em suas atividades cotidianas; melhorar a autoestima; e melhorar o humor e o relacionamento social. 

 “São muitos os benefícios dos exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer, mas é importante realizar um programa baseado no que é seguro, eficaz e confortável para o paciente”, orientou a educadora física.