Cecan

Voluntárias promovem reflexologia e revitalização facial no CECAN

Atividade integra a série de ações organizadas dentro do Outubro Rosa para levar informação e fortalecer a prevenção

 Pacientes em tratamento no CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba tiveram uma manhã diferente no último dia 11 de outubro, quando a esteticista Isabela Motta e a fisioterapeuta Jamilly Inajosa proporcionaram sessões de revitalização facial e reflexologia para levar carinho e direcionar ainda mais atenção às pessoas em quimioterapia.

“A revitalização facial é um procedimento estético que propicia a renovação celular da pele e uma profunda hidratação”, explicou Isabela, lembrando que a técnica é regeneradora e nutritiva favorecendo, portando, o rejuvenescimento e o equilíbrio dos nutrientes e do PH da pele de forma a promover uma aparência saudável, hidratada e jovial. “Estimula o relaxamento e a sensação de autoestima, essenciais ao tratamento contra o câncer”, considerou

Os pacientes também usufruíram dos benefícios da reflexologia, terapia que consiste na aplicação de pressão em áreas específicas do corpo, como mãos e pés, que contém mais de 15 mil nervos que causam reflexos em diferentes partes do corpo.

“A técnica não substitui nenhum tratamento, mas auxilia no cuidado quando integrada à medicina tradicional”, disse a fisioterapeuta Jamilly. Segundo ela, a reflexologia pode diminuir dores corporais, eliminar inflamações, controlar problemas gastrointestinais, melhorar estresse, ansiedade e até a depressão.

“A terapia é indicada para quem sofre de estresse, depressão, problemas cardíacos e de circulação sanguínea, beneficiando também os pacientes oncológicos”, disse.

O paciente Genivaldo Silva, de 64 anos, trata um câncer de intestino há seis meses no CECAN e aprovou a iniciativa. “Muito bom, mesmo, relaxa e deixa o dia da gente diferente”, disse.

Quem também gostou das atividades foi a paciente Marta Camargo, 59. “Maravilhoso”, ela disse lembrando que “podia ter todo dia, porque a gente recebe isso com muito carinho e gratidão”.