Cecan

Dia 28 tem Sábado Sem Câncer de Mama no CECAN

Programa foi implantado em 1997 e já atendeu mais de 5 mil pessoas em ações preventivas aos cânceres de mama, próstata, fígado e colo do útero

Campanhas do CECAN atraem grande número de participantes pela seriedade da iniciativa

Para lembrar a todos que “Um Toque Pode Mudar Sua Vida”, o CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, promove no próximo dia 28 de outubro, mais uma edição do programa Sábado Sem Câncer que, desta vez, vai prevenir e rastrear gratuitamente casos de câncer de mama mediante doação voluntária de um quilo de alimento não perecível e distribuição de 500 senhas a partir das 8 horas, em sua sede, à Av. Independência, 953.

O evento conta com apoio da Prefeitura, Diocese de Piracicaba, Acipi, Direção Regional de Ensino e plano Santa Casa Saúde Piracicaba. “São parceiros valiosos, que nos auxiliam a levar a informação a empresários, às comunidades nas igrejas, nas unidades básicas de saúde e a crianças, adolescentes e professores nas escolas; pois as pessoas precisam se conscientizar de que, apesar de ser uma das doenças que mais matam no mundo, o câncer tem cura”, disse o oncologista Fernando Medina, articulador da Campanha. 

Ele lembra que o atendimento ao público será feito por uma equipe composta por 11 profissionais médicos e outros 50 profissionais das áreas de enfermagem e apoio, a partir das 8 horas, com extrema tranquilidade, mediante todos os protocolos de segurança. 

“Ao chegarem, as mulheres passarão por uma entrevista para elaboração de ficha cadastral com dados civis, idade, endereçoe escolaridade; em seguida serão atendidas  por médicos oncologistas para levantamento dos fatores de risco, como histórico familiar positivo para o câncer, data da última menstruação, menarca precocee estilo de vida, entre outras informações importantes”, disse Medina.

Ele informa que, mulheres com mais de 40 anos que apresentarem fatores de risco importantes, serão encaminhadas para mamografia feita pelo Instituto de Radiologia da Santa Casa pelo SUS- Sistema Único de Saúde; casos em que a mamografia apresentar dúvidas, serão encaminhados para ultrassonografia, principalmente mulheres mais jovens, com mamas densas. Se, ainda assim, a dúvida persistir, a mulher então, passará por biopsia anatomopatológica e, se necessário, será submetida à cirurgia pelo SUS. Mulheres com menos de 40 anos que não apresentarem esses fatores de risco, serão liberadas.

“Pela experiência que temos neste tipo de ação, pelo menos 2% das participantes apresentarão câncer de mama, sem saber que estão com a doença”, disse Medina. Ele lembra que a CECAN promove o Sábado Sem Câncer desde 1997, quando a primeira campanha gratuita foi realizada com apoio do então secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes. 

“De lá para cá, atendemos mais de 5 mil pessoas no Sábado Sem Câncer”, disse Medina, exaltando o perfil preventivo do CECAN, que atua também com o Outubro Rosa, Novembro Azul, palestras preventivas nas empresas e ações direcionadas a pacientes em tratamento. “Precisamos extirpar ou pelo menos controlar essa doença na face da terra”, disse.