Cecan

Setor de Radiologia da Santa Casa é parceiro do Sábado Sem Câncer

Campanha vai atender 500 mulheres no dia 28; pelo menos 12% delas vão precisar se submeter à mamografia pelo SUS na Radiologia da Santa Casa

Os médicos Fernando Medina, Manoel Ruas de Moraes e Fernando Zorzi

O Setor de Diagnósticos por Imagem da Santa Casa de Piracicaba uniu-se ao CECAN- Centro do Câncer da Instituição para a realização das mamografias necessárias a mulheres que participarem do Sábado Sem Câncer de Mama, programa preventivo que já atendeu mais de 5 mil pessoas desde que foi instituído, em 1997.

O atendimento a 500 mulheres começa a partir das 8 horas do próximo dia 28, no próprio CECAN, mediante distribuição de senha e doação voluntária de um quilo de alimento não perecível. “Estimamos que, pelo menos, 12% dessas mulheres precisarão da mamografia para confirmação diagnóstica, que poderá exigir inclusive a realização de biópsias e até cirurgias, uma vez que, pela expectativa, 2% delas apresentarão câncer de mama”, disse o médico oncologista Fernando Medina, um dos diretores do CECAN e coordenador do Sábado Sem Câncer.

Ele foi recebido na manhã da última terça-feira, 24, pelo médico Fernando José Zorzi, coordenador do Instituto de Radiologia da Santa Casa, que abordou a importância dessa união de forças. “Estamos juntos para promover o diagnóstico precoce e conseguir o melhor tratamento possível para essas mulheres, de forma a atender aos objetivos da Campanha e reduzir os fatores de risco, promovendo maior qualidade de vida às pessoas”, disse.

O médico Manoel Júlio Ruas de Moraes, coordenador do Serviço de Mamografia da Santa Casa, também recepcionou Medina e lembrou que a realização desses exames é recorrente no Hospital, que realiza mais de 30 mamografias todos os dias. “Vamos incluir as mamografias encaminhadas pelo Sábado Sem Câncer, de forma que, em aproximadamente, dois meses, consigamos definir todos os diagnósticos solicitados”, disse.

Ao agradecer a parceria e enaltecer o comprometimento do Setor de Diagnósticos Por Imagem da Santa Casa, Fernando Medina evidenciou a importância da iniciativa, lembrando que conhecimento e prevenção são as armas mais poderosas contra uma doença que, apesar de vastamente conhecida, é multifacetada e ainda cercada de muitos estigmas que afastam as pessoas da prevenção devido ao medo que provoca.

Segundo ele, o número de fatalidades por conta do câncer de mama aumentou mais de 30% em 15 anos, no Brasil, levando a óbito, todos os anos, mais de 17,5 mil mulheres e quase 200 homens, segundo o INCA-Instituto Nacional do Câncer. “O câncer tem jeito; tem cura. Mas precisamos fazer a nossa parte e o paciente, bem como a sociedade, a sua, que é buscar conhecimento e facilitar o tratamento por meio de hábitos saudáveis de vida”, considerou.

Serviço – O CECAN da Santa Casa de Piracicaba fica em área anexa ao Hospital, à avenida Independência, 953, no Bairro Alto.