Cecan

Palestra aborda aspectos nutricionais no câncer de mama

Tumor continua sendo o mais recorrente em mulheres, com alarmantes perspectivas de 73 mil novos casos até 2025 no Brasil; alimentação é fator importante no combate à doença, que tem cura e pode ser evitada

Nutricionista coordenou palestra associada à exposição nutricional voltada ao paciente oncológico

Tem um velho e sábio ditado popular, segundo o qual “todo problema já está 50% resolvido quando a gente o encara de frente”. Ele se aplica muitíssimo bem na luta contra o câncer de mama, que pode ser prevenido por meio de hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de atividade física, combate ao estresse, ao álcool e ao fumo, e manutenção de alimentação saudável, rica em todos os nutrientes fornecidos pela natureza, como as proteínas, vitaminas e sais minerais.

“Ou seja, nós sabemos qual caminho seguir para evitar o câncer e, consequentemente, outras várias doenças”, disse a nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave, ao apontar a alimentação inadequada como alto fator de risco para o câncer de mama. Ela falou a pacientes em tratamento no CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, durante a palestra proferida na manhã do último dia 24 para levar informações que, segundo ela, possam fazer a diferença na vida das pessoas que convivem com o câncer de mama, doença multifatorial.

“Conhecer os fatores que aumentam as chances de desenvolver essas doenças permite que as pessoas possam evitá-los, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer”, reforçou a nutricionista, lembrando que o número de fatalidades por conta do câncer aumentou mais de 30% em 15 anos, no Brasil. “Mais de 17,5 mil mulheres e quase 200 homens morrem de câncer de mama no Brasil, ao ano, conforme o INCA- Instituto Nacional do Câncer”, informou.

A nutricionista ressalta que, alguns dos fatores de risco são genéticos, como histórico familiar ou envelhecimento, que não podem ser evitados. “Mas, eles são mais perigosos quando associados a fatores comportamentais, como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e prática do tabagismo”, alertou evidenciando, mais uma vez, a importância da alimentação na vida das pessoas, sobretudo as que enfrentam o câncer.

Segundo ela, apesar de ser a causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres, é preciso lembrar sempre que o câncer de mama tem cura. “Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e falar abertamente sobre o tema amplia a conscientização e incentiva as mulheres a buscarem informações e cuidados médicos regulares, que são essenciais”, disse.

A palestra integra a programação Outubro Rosa do CECAN, que promoveu também oficina para degustação e receitas de produtos Nestlé, no dia 23; e exposição e degustação de suplementos nutricionais no dia 24, com apoio do Laboratório Abbott. “Perfeita a união da palestra com as exposições nutricionais voltadas ao paciente oncológico”, considerou a Pedrita Scarazatti.