Cecan

500 mulheres serão atendidas neste sábado no CECAN

Sábado Sem Câncer de Mama chama para a prevenção e recebe o apoio da ACIPI

Segundo a ACIPI, Sábado Sem Câncer é uma iniciativa relevante porque leva até a população orientações e exames que podem salvar vidas

11 profissionais médicos e outros 50 profissionais das áreas de enfermagem e apoio do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba já estão a postos para receber 500 mulheres a partir das 8 horas deste dia 28 de outubro, quando a Instituição promove mais uma edição do programa Sábado Sem Câncer de Mama, para prevenir e rastrear gratuitamente casos da doença pelo SUS-Sistema Único de Saúde.

O atendimento se dará por ordem de chegada mediante distribuição de senha e doação voluntária de um quilo de alimento não perecível. “Pelo menos 2% das participantes apresentarão câncer de mama, sem saber que estão com a doença”, disse o oncologista Fernando Medina, um dos diretores do CECAN e organizador da Campanha, cujo tema revela que “Um Toque Pode Mudar Sua Vida”.

Ao ressaltar a importância da iniciativa, Medina lembra que a Campanha conta com apoio da Prefeitura, Diocese de Piracicaba, Direção Regional de Ensino, Santa Casa Saúde Piracicaba, Setor de Diagnósticos por Imagem da Santa Casa e ACIPI- Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

“Estive na ACIPI na noite da última quinta-feira, 26, quando fui muitíssimo bem recebido e apresentei a seus diretores detalhes do Sábado Sem Câncer, que já atendeu mais de 5 mil pessoas desde 1997”, disse Medina ao solicitar apoio dos empresários para levar o discurso da prevenção ao maior número de pessoas possível.

Para o presidente da ACIPI, Marcelo Cançado, um dos princípios da Associação é firmar parcerias no intuito de levar informações aos associados e a toda sociedade. “Neste contexto, o Sábado Sem Câncer de Mama é uma iniciativa relevante porque leva até a população orientações e exames que podem salvar vidas”, considerou.

Segundo Cançado, os números das edições anteriores mostram a importância desta ação e reforça que a união de esforços faz todo o sentido quando o assunto é saúde. “Aproveito para agradecer a participação do médico Fernando Medina em nossa reunião de Diretoria; foi sem dúvida, um momento de esclarecimento, tanto quanto ao câncer de mama quanto ao câncer de próstata, que também merece atenção e cuidados preventivos”, disse o presidente, desejando sucesso ao evento e estendendo agradecimentos aos profissionais que, segundo ele, não medem esforços para levar atendimento especial e diferenciado à comunidade de Piracicaba.

O Atendimento– O oncologista Fernando Medina explica que, ao chegarem no CECAN, as mulheres passarão por uma entrevista para elaboração de ficha cadastral com dados civis, idade, endereço e escolaridade; em seguida serão atendidas por médicos oncologistas para levantamento dos fatores de risco, como histórico familiar positivo para o câncer, data da última menstruação, menarca precoce e estilo de vida, entre outras informações importantes.

Mulheres com mais de 40 anos que apresentarem fatores de risco importantes, serão encaminhadas para mamografia feita pelo Instituto de Radiologia da Santa Casa pelo SUS- Sistema Único de Saúde; casos em que a mamografia apresentar dúvidas, serão encaminhados para ultrassonografia, principalmente mulheres mais jovens, com mamas densas. Se, ainda assim, a dúvida persistir, a mulher então, passará por biopsia anatomopatológica e, se necessário, será submetida à cirurgia pelo SUS. Mulheres com menos de 40 anos que não apresentarem esses fatores de risco, serão liberadas.

“Precisamos prevenir e controlar o câncer, pois apesar de ser uma das doenças que mais matam no mundo, ela tem cura, tem jeito; principalmente quando diagnosticada precocemente”, disse Medina.