Cecan

373 mulheres passaram pelo Sábado Sem Câncer no CECAN

7% das participantes examinadas apresentaram alterações no exame físico; prefeito marcou presença

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba atendeu 373 mulheres no último sábado, 28, durante o Sábado Sem Câncer de Mama, ação de conscientização e prevenção da doença que ganha destaque na programação estabelecida pela Unidade para o Outubro Rosa.

“Abrimos a campanha com uma equipe de 11 médicos e 50 profissionais de saúde para atender até 500 mulheres pelo Sistema Único de Saúde/SUS e recebemos 373 mulheres”, disse o oncologista Fernando Medina, coordenador da Campanha ao lado dos oncologistas André Moraes e Mary da Silva Thereza, diretores da Unidade.

Segundo ele, o resultado foi muito positivo, considerando-se que a cidade se movimentou bastante em torno de exames preventivos do câncer de mama. “E isso é muito bom porque promove a saúde da mulher, uma vez que o câncer de mama é o tumor mais recorrente na população feminina e uma das doenças com maior índice de mortalidade no mundo”, considerou.

Medina revela que, do total de mulheres participantes, 77% são da raça branca, 37% tem escolaridade primária e a maioria apresentava idade mediana de 53 anos. “Nossos números revela também que 7% das participantes examinadas, o equivalente a 26 mulheres, apresentaram alterações no exame físico e serão encaminhadas para exames complementares, como mamografia e ultrassonografia”, disse Medina.

Ele lembra que, se necessário, essas mulheres passarão também por biópsia para confirmação diagnóstica. “Alguns casos exigirão radioterapia, quimioterapia e cirurgia”, antecipou o médico, ressaltando que essas mulheres, certamente, ainda não sabem que são portadores de câncer de mama.

A Campanha, que atendeu das 8 horas às 15h30, recebeu a visita do provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto; e do prefeito Luciano Almeida. “Gostaria de agradecer ao CECAN pela valiosa parceria e pela iniciativa vitoriosa; que abre suas portas para cuidar de mulheres que precisam desse tratamento”, disse o provedor.

O prefeito, por sua vez, fez questão de evidenciar o apoio do poder público e enaltecer a importância da iniciativa. “Estamos encerrando o Outubro Rosa, mas a prevenção não para”, afirmou o prefeito referindo-se aos exames preventivos direcionados para que população tenha mais saúde e mais tempo de vida. “Parabéns ao CECAN”, disse.

Ao agradecer ao provedor e ao prefeito, Medina disse que a presença de ambos é um estímulo para a equipe. “Mostra que estamos no rumo certo, em direção à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, que ganham força com o conhecimento e com a determinação das pessoas de fazerem a sua parte”, disse o oncologista ao agradecer a todas as mulheres que compareceram ao evento.

Medina enalteceu também o apoio que a Campanha recebeu da Diocese de Piracicaba, na pessoa do Bispo Diocesano Dom Devair Araujo da Fonseca; da Direção Regional de Ensino por meio de seu dirigente, Fábio Augusto Negreiro; da ACIPI, em nome do presidente Marcelo Cançado; e do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, nas pessoas do diretor João Orlando Pavão, que também é vice provedor da Santa Casa; e do superintendente Ruy Nogueira.

Ele lembra que o CECAN é uma instituição filantrópica que atua na prevenção e tratamento do câncer em Piracicaba e região, por meio do diagnóstico, tratamento e reabilitação oncológica, além de ações de conscientização e prevenção.

Como orientação, ele recomenda a realização de exame clínico das mamas anualmente, a partir dos 20 anos de idade; mamografia a cada dois anos, a partir dos 40 anos de idade; e auxílio médico em casos de alteração nas mamas, como caroços, nódulos, alterações na pele ou na forma da mama.