Cecan

CECAN realiza Sábado Sem Câncer de Mama com resultados positivos

O CECAN agradece a participação de todas as 373 mulheres ao evento. A conscientização para a prevenção é fundamental para a redução da mortalidade pelo câncer de mama

Segundo a ACIPI, Sábado Sem Câncer é uma iniciativa relevante porque leva até a população orientações e exames que podem salvar vidas

Piracicaba, 28 de outubro de 2023 – O Centro de Controle de Câncer de Piracicaba (CECAN) realizou neste sábado, 28 de outubro, o Sábado Sem Câncer de Mama, uma ação de conscientização e prevenção do câncer de mama.

O evento contou com a participação de 373 mulheres, sendo 77% da raça branca, 37% com escolaridade primária, sendo atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A idade mediana das participantes foi de 53 anos.

Do total de mulheres examinadas, 7% apresentaram alterações no exame físico. Essas pacientes foram encaminhadas para exames complementares, como mamografia e ultrassonografia.

A equipe do CECAN agradece a participação de todas as mulheres que compareceram ao evento. A conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama é fundamental para a redução da mortalidade por esta doença.

Recomendações para a prevenção do câncer de mama

  • Realize o exame clínico das mamas anualmente, a partir dos 20 anos de idade.
  • Realize a mamografia a cada dois anos, a partir dos 40 anos de idade.
  • Procure um médico se notar alguma alteração nas mamas, como caroços, nódulos, alterações na pele ou na forma da mama.

Sobre o CECAN

O CECAN é uma instituição filantrópica que atua na prevenção e tratamento do câncer em Piracicaba e região. A instituição oferece serviços de diagnóstico, tratamento e reabilitação oncológica, além de ações de conscientização e prevenção.