Cecan

CECAN encerra Outubro Rosa com palestras, dinâmicas e campanha preventiva

Sábado Sem Câncer de Mama atendeu 373 mulheres e conquistou o apoio de autoridades e instituições

O médico oncologista, Fernando Medina, diretor do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, encerrou na manhã desta terça-feira, 31, as atividades organizadas dentro do Outubro Rosa, falando a pacientes em tratamento na Unidade. A proposta foi reforçar as intervenções educativas que podem contribuir para o tratamento e para a qualidade de vida das pessoas que convivem com o câncer; sejam os próprios pacientes, seus familiares, amigos e acompanhantes, bem como a sociedade em geral.


“Estamos convictos de que o câncer se combate, sobretudo, por meio do conhecimento; por isso, durante todo o mês de outubro, realizamos dinâmicas, atividades e palestras informativas direcionadas especificamente para os nossos pacientes em tratamento; ao mesmo tempo em que fomos a dezenas de empresas de Piracicaba e região falar sobre aquela prevenção do câncer que a gente pode praticar no dia a dia para reduzir a incidência da doença ”, disse o oncologista.


Segundo ele, apesar das estatísticas alarmantes que colocam o câncer como a doença mais temida e letal do mundo, ele tem cura; e prevenção. “Uma pequena porcentagem de casos de câncer, deve-se a fatores genéticos e histórico familiar; a maioria esmagadora, porém, tem como origem fatores sobre os quais podemos intervir, como uma boa alimentação, atividade física regular, não fumar, não beber, controlar o estresse e manter os exames médicos preventivos de rotina”, avaliou.


Para exemplificar, ele lembra que a mamografia de rotina pode prevenir o câncer de mama em até dois anos e que o câncer em geral tem até 90% de chance de cura quando identificado precocemente. “A prevenção é a chave”, afirmou Medina, coordenador da Campanha Sábado Sem Câncer de Mama que, no último dia 28, atendeu 373 mulheres de forma gratuita pelo SUS- Sistema Único de Saúde. 7% delas apresentaram alterações nos exames clínicos e serão submetidas à mamografia. “O Programa Sábado Sem Câncer foi implantado 1997 e já atendeu a mais de 5 mil pessoas, de forma a praticar e prevenção e promover o conhecimento”, avaliou o oncologista.


Ele agradeceu o apoio incondicional concedido pelo Santa Casa Saúde Piracicaba, Prefeitura Municipal, ACIPI, Direção Regional de Ensino e Setor de Diagnósticos Por Imagem da Santa Casa, parceiros imprescindíveis no processo de amplificação da informação com vistas à educação para o câncer.