Cecan

Barba, cabelo e bigode no CECAN

Pacientes do sexo masculino recebem cuidados especiais no Novembro Azul

Voluntários ofertaram os serviços gratuitamente; pacientes aprovaram a iniciativa

Os cabeleiros Ronaldo Lanes e Alexandre Richard fizeram a alegria de pacientes do sexo masculino em tratamento no CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, ofertando de forma voluntária serviços de barba, cabelo e bigode aos interessados.

A iniciativa integra as atividades organizadas pelo CECAN ao longo de todo o mês em reverência ao Novembro Azul, quando o mundo todo se movimenta em torno da prevenção do câncer de próstata, o mais recorrente nos homens.

Ronaldo Ferreira Lanes é proprietário da barbearia Ronaldo Cabelereiro, que funciona há 27 anos no Vila Fátima. “Sempre fazemos trabalhos voluntários e resolvemos aceitar o convite de um amigo para estarmos também no CECAN. Estou impressionado, a Unidade é acolhedora, o espaço é lindo e a equipe fantástica”, disse. Ele atuou ao lado do irmão, com a ajuda de dois funcionários para o atendimento de 40 pacientes com cabelo, barba e bigode.

O trabalho foi reforçado por Alexandre Richard, proprietário da barbearia Heads’up, há sete anos em Piracicaba. “Vim dar uma força e, depois dessa experiência, pretendo atuar de forma voluntária mais vezes”, disse Richard, que já atuou voluntariamente junto à igrejas da cidade.  

O paciente Robson Simão Ortolano, 40, aprovou a iniciativa. Ele trata um câncer de intestino há quatro meses e não resistiu aos serviços. “Muito bom receber esse carinho; faz toda a diferença no dia da gente. Dá ânimo, estímulo; adorei”, considerou.

Quem também gostou foi o paciente Maurico Alves Rocha, 46. Ele trata um câncer de estômago há 7 meses e resolveu acr=ertar ainda mais a barba, que já estava feita. “Iniciativa maravilhosa; enquanto a gente espera o atendimento, vai recebendo este tratamento especial”, disse.

Mais de 70 mil casos por ano

“No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025”, alertou o oncologista Fernando Medina lembrando que o tumor representa 29,2% dos tumores malignos, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. “Isso significa um risco estimado de 62,95 casos novos para cada 100 mil homens”, contabilizou.

Ele revela que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. “No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, disse, apontando números extremamente preocupantes.

O oncologista lembra que o risco de desenvolver esta patologia aumenta progressivamente a partir dos 40 anos; manifestando-se em 20% dos homens aos 50 anos, em 60% aos 60 anos e em 70% aos 70. “O histórico familiar e uma dieta rica em proteína também podem aumentar o risco de desenvolver a doença”, alertou.

Apesar da alta incidência, o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita 90% de chance de cura, pois apesar de extremamente comum, a doença tem um percentual alto de chance de cura, quando detectado no início.

Medica explica que, quando há necessidade de tratamento, os mais utilizados são a radioterapia e a cirurgia de retirada da próstata (prostatectomia radical) e, em casos específicos, o bloqueio hormonal. “Para pacientes com menos de 60 anos, a tendência é indicar a cirurgia devido às melhores condições clínicas”, disse.