Cecan

CECAN recebeu 1018 novos pacientes em tratamento

Os números são de 2022 e, segundo o oncologista Fernando Medina, revelam como a saúde pública pode ser eficiente para a saúde e bem-estar da população

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba compartilha com a cidade e região, o êxito da parceria que mantém junto ao Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) para o atendimento a 1018 novos casos de câncer, somente ano passado, na Unidade Oncológica.

“Todos os anos, recebemos de 1000 a 1200 novos pacientes oncológicos, vindos de Piracicaba e das outras 25 cidades que compõem a DRS-X, conglomerado urbano que abriga 1.554.726 pessoas”, disse o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, ao ressaltar que a Unidade é um hospital especializado e referência em oncologia para a região.

Ele conta que, este ano, o CECAN tem tratado 693 pacientes, assistência que exige a realização de 2.100 ciclos de quimioterapia mensais e 3.000 sessões de quimioterapia/mês. Deste total, os tipos de tumor mais comuns são os de mama, com 209 casos; próstata, com o registro de 189 casos; os cânceres gastrintestinais, com 174 casos; e de cabeça e pescoço, com 120 casos.

“Para dar conta da demanda, mantemos uma média diária de 350 pacientes em atendimento todos os dias, de segunda à sexta, o que tem resultado em 6.780 procedimentos/mês”, disse o oncologista, exaltando o aspecto humano da assistência. “Além do tratamento do câncer, cuidamos também dos aspectos psicológicos e emocionais da doença, acolhendo cada paciente e seus familiares de forma única, tendo-se em vista que cada um tem sua própria história”, complementou Medina.

Ele conta que o CECAN mantém diversos programas com propostas preventivas e terapêuticas, a exemplo das atividades organizadas dentro do Outubro Rosa, Novembro Azul, Caminhada com Abração Simbólico à Prevenção, Sábado Sem Câncer, palestras gratuitas em empresas, atividades direcionadas aos pacientes com apoio de grupos voluntários para oficinas de expressão corpora, sessões de reiki, quick massage e apresentação musical. Tem também sessões para micropigmentação de aréolas e sobrancelhas para as mulheres;  e barba, cabelo e bigode para os homens.

“Os dados apresentados demonstram a importância do DRS-X e do CECAN para a saúde da população da região de Piracicaba”, considerou Medina explicando que o DRS-X oferece um amplo conjunto de serviços de saúde, incluindo atendimento ambulatorial, hospitalar e de urgência e emergência; assistência complementada pelo CECAN, centro de referência no tratamento do câncer por meio de um atendimento de qualidade e humanizado.

“O DRS-X e o CECAN são exemplos de como a saúde pública pode ser eficiente e eficaz na promoção da saúde e do bem-estar da população”, constatou Fernando Medina.