Cecan

CECAN encerra Novembro Azul com palestra sobre segurança digital

Pacientes oncológicos têm, em sua maioria, idade mais avançada e podem apresentar dificuldades em lidar com o mundo virtual

O uso do celular como poderosa ferramenta de comunicação está cada vez mais consolidado no Brasil e no mundo, inclusive junto à população mais idosa que, em função de segurança e, muitas vezes, para amenizar a solidão, recorre ao mundo virtual em busca de socorro, informações, orientações e até menos, mero passatempo.

Este hábito, entretanto, pode gerar uma série de problemas ao usuário, que corre o risco de cair em golpes e ciladas, perdendo dinheiro e/ou seus dados. Para alertar sobre essa realidade orientar seus pacientes a como ter mais segurança  nas plataformas digitais, o CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba  encerrou nesta terça-feira, 28, as atividades alusivas ao Novembro Azul, com a palestra “Segurança Digital na Oncologia”.

O tema foi conduzido pelo a analista de suporte técnico Alexandre Parisotto, que traçou um comparativo entre o tema e a oncologia, afirmando que “a prevenção também é o melhor remédio com relação ao mundo virtual”. Segundo ele, o mundo tecnológico avançou muito rápido, mas esquecemos de orientar e instruir a população a como lidar com tudo isso, já que muitos procedimentos só podem ser executados pelo celular, a exemplo dos serviços concedidos pelo INSS.

“Na dúvida, pergunte”, orienta o técnico lembrando que, geralmente, a pessoas mais idosa tem a tendência de acreditar em tudo o que vê na internet, como se fossem verdades absolutas. “Não é assim e eles precisam saber que existem pessoas de má índole, e.mails falsos e fake News, entre outras inúmeras formas de golpes e mentiras”, alertou.

Parisotto falou também sobre uma prática muito comum no mundo oncológico que é a busca por informações sobre doenças, tratamentos e remédios na internet. “Esta é uma prática muito comum por parte do próprio paciente, seus amigos e familiares, em momentos difíceis como o enfrentamento de um câncer; quando o cuidado com as informações deve ser redobrado. Em caso de dúvidas, procure seu médico”, orientou.

O encerramento do Novembro Azul foi marcado também pela degustação de suplementos e exposição de produtos nutricionais, em parceria com o Laboratório Abbott. “Isso porque o suplemento alimentar para portadores de câncer intensificam as funções bioativas e melhoram a imunidade, além de exercer efeitos prebióticos, promoção da reparação tecidual, manutenção da integridade intestinal, destruição de patógenos e eliminação de toxinas”, disse a nutricionista do CECAN Pedrita Scarazatti, membro da Comissão de Eventos.