Cecan

Unidade de Radioterapia ainda em clima de Novembro Azul

Proposta é reforçar a certeza de que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cura

O coordenador da unidade de Radioterapia Fernando Klefenz (centro) entre funcionários da Unidade, decorada com adereços na cor azul

O mês está se encerrando e a equipe da Unidade de Radioterapia do CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba continua em clima de Novembro Azul para lembrar que, mesmo sendo uma das maiores causas de óbito no mundo, o câncer tem cura.

Decorada com peças na cor azul, confeccionadas pela tecnóloga da Unidade, Louruana Cristina Rodrigues, os adereços remetem ao sexo masculino, devido à prevenção do câncer de próstata.  A iniciativa chama a atenção para o diagnóstico precoce e consolida o empenho do CECAN em apoiar os homens em sua batalha contra o câncer de próstata.

Ao justiçar a mobilização, o coordenador Fernando Keflenz lembra que, no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o correspondente da doença a 29,2% dos tumores malignos (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). “São estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025”, alertou.

Ainda segundo o INCA, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos de tumores mais frequentes no país. Entre os homens, é o câncer mais incidente no Brasil, com registros de 15.841 óbitos em 2020.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença, segundo a SBU- Sociedade Brasileira de Urologia. Caso haja uma detecção precoce, as chances de cura chegam a 90%.

A doença tem maior incidência em pessoas com idades mais avançadas,  predominantemente entre homens casados. As alterações na próstata podem começar a surgir em torno dos 35 anos, quando o processo de envelhecimento fica mais intenso. Em estágio inicial, a doença geralmente não provoca sintomas; em estágio mais avançado pode causar micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, dor ao ejacular e alteração nas fezes, pois o tumor pode pressionar o intestino.

O tratamento tem a duração aproximada de sete a oito semanas por meio de  modernas técnicas de radioterapia, que dirigem os raios com precisão de modo a atingir predominantemente a próstata, poupando ao máximo o reto e a bexiga.

O câncer de próstata é um tumor maligno que surge primariamente na próstata. É mais frequente entre os entre os 60 e 70 anos de idade e tem altos indices de cura quando diagnosticado precocemente. Estima-se que a cada 10 homens, 7 possam ser curados quando descobrirem esse tumor.