Cecan

Câmara aplaude CECAN pelos 30 anos de referência em Oncologia

Moção de Aplausos foi proposta pelo vereador André Bandeira e entregue com a presença de pacientes em tratamento

A honraria marca o reconhecimento de Piracicaba à atuação do CECAN

Os médicos oncologistas Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, diretores do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, fizeram questão de compartilhar com pacientes em tratamento o recebimento da Moção de Aplausos entregue pelo vereador André Bandeira, na manhã do último dia 6, em alusão aos 30 anos de fundação da Unidade.

Ao justificar a honraria, Bandeira falou das dificuldades enfrentadas pelo paciente oncológico e lembrou que já vivenciou a doença em família. “Sei o quanto é difícil e o quanto é importante contarmos com uma estrutura como o CECAN, porque sei também que o câncer tem cura e eu só posso agradecer pelo trabalho maravilhoso e humano que vocês desenvolvem aqui, buscando trazer saúde e esperança a cada um dos milhares de pacientes e familiares que passaram por este lugar ao longo desses 30 anos de história”, disse o autor da propositura. “Espero que este reconhecimento sirva, sobretudo, como incentivo para que vocês continuem salvando vidas”, disse. 

“Estamos honrados com este reconhecimento e dedicamos essa conquista aos nossos médicos e funcionários, bem como a cada um de vocês, pacientes que nos dão a honra de sua confiança para tratar de uma doença como o câncer, que infelizmente ainda é uma das maiores causas de mortes no mundo”, pontuaram Medina e Mary Thereza.

Eles receberam a honraria ao lado do provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto, e da administradora hospitalar Vanda Petean. “Se a Santa Casa é hoje um grande hospital de referência regional, devemos isso à qualidade do trabalho de todas as unidades do nosso complexo hospitalar; inclusive do CECAN, que nos honra com esse reconhecimento”, considerou o provedor ao ressaltar apoio à Unidade para continuar promovendo melhorias em benefício da população. “Estamos orgulhosos”, disse.

Em sua fala, o oncologista Fernando Medina lembrou que tudo começou em uma pequena estrutura para oferecer tratamento de quimioterapia. “Enfrentamos desafios e adversidades, mas fomos em frente e, hoje, somos um grupo especializado no tratamento do câncer de forma integral e humanizada para atender a todos, indistintamente, com o mesmo cuidado e atenção”, disse o diretor.

Segundo ele, mais de 40 mil pacientes passaram pelo CECAN para receber tratamento oncológico nos 30 anos de atuação da Unidade. “Projetamos ampliar a assistência com a aquisição de um novo equipamento de radioterapia e estudamos a possibilidade de construir mais dois andares com salas para quimioterapia e consultórios médicos”, disse Medina, lembrando que a unidade recebe 450 pacientes diariamente, registrando um dos maiores movimentos do interior estado de São Paulo. Ele encerrou agradecendo o imprescindível apoio da direção da Santa Casa de Piracicaba.