Cecan

“Seu Sol, sua pele e sua proteção.
Cada um com a sua prevenção”

Campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para a importância de individualizar os cuidados com a pele

Para o oncologista André Moraes, diretor do CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, a ação educativa coordenada nas redes sociais pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é extremamente relevante, pois busca a conscientização das pessoas ressaltando a necessidade da prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele.

“Na prática, isso significa que  cada pessoa deve cuidar de sua própria pele para protegê-la do câncer, principalmente quando se trata de um país continental como o Brasil, com altas temperaturas e diversos tipos de pele”, considerou.

Ele lembra que a pele protege contra agentes externos e mantém o controle de temperatura, desempenhando as funções de regulação e imunidade e, como maior órgão do corpo humano, está constantemente exposta a alguns riscos, entre os quais o câncer de pele, o segundo mais frequente no Brasil.

Segundo o oncologista, estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam 704 mil casos novos de câncer de pele para o triênio 2023/2025, fazendo com que a doença responda por 33% de todos os tipos de cânceres no Brasil. “São 185 mil novos casos a cada ano, sendo o câncer de pele  “não melanoma” o de maior incidência e menor letalidade”, disse Moraes.

Ele alerta que, independente do tipo, todos os cânceres de pele têm como principal fator de risco  a exposição excessiva e sem proteção ao sol. “Eles geralmente, se manifestam em forma de pintas ou manchas e têm até 90% chance de cura quando a doença é descoberta no início”, ressaltou o oncolpogista, evidenciando o valor da prevenção, sobretudo, em épocas com fortes ondas de calor como as que têm sido enfrentadas no Brasil.

O oncologista André Moraes aponta, ainda, as diversas situações do dia a dia, seja a lazer ou no trabalho, em que a proteção aos efeitos do sol é fundamental para prevenir a incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele. “Todos devem se cuidar e eu espero que este alerta chegue de forma especial aos homens, que têm mais dificuldade em se cuidar; as mulheres são mais receptivas”, frisou. Ele também reforçou que pessoas também precisam evitar o pico de raios ultravioleta, das 10h às 15h, e usar filtro solar com fator de proteção acima do FPS30.

Serviço: Acesse a página https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/ para obter as informações disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia dentro da campanha Dezembro Laranja – “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”